Ao acordar você dá uma olhada na previsão do tempo, espia os feeds de notícias no Facebook e responde algumas mensagens no WhatsApp. Tudo isso de forma rápida pela internet. Interações desse tipo produzem diariamente 2,5 quintilhões de bytes de dados no mundo. É nessa hora que o profissional de Big Data entra para organizar todas as informações e transformá-las em dados valiosos.

Grande volume de dados 
Segundo o coordenador do curso de Tecnologia em Big Data e Inteligência Analítica da PUCPR, Edelclayton Ribeiro, o termo Big Data significa um grande volume de dados que podem nos levar a um universo muito variado. Mas ele destaca que essa coleta e armazenamento não é algo novo. “Isto vem evoluindo com o tempo, principalmente da associação destes dados com características como: volume grande, alta velocidade de transmissão, variedade de formatos e origem e complexidade diante das múltiplas fontes”, comenta Ribeiro.

Ambiente de alta competitividade
Exemplo é o caso recente do escândalo envolvendo Facebook e Cambridge Analytica, que utilizaram informações dos usuários na estratégia de divulgação de notícias sobre a Eleição de Trump. Mas não precisa ir muito longe para descobrir a importância desse profissional. No ambiente corporativo, a alta competitividade faz com as empresas desenvolvam cada vez mais habilidades em gerir de forma eficaz um grande volume de dados e transformem em informação de qualidade.

Entre os cinco mais procurados
Por isso, cresce no mercado a busca por especialistas em Big Data. O cargo está entre os cinco mais demandados pelo mercado brasileiro em 2017, de acordo com levantamento da empresa de recrutamento, o profissional de Big Data necessita ir além das tecnologias e estratégias destinadas a gestão de grandes volumes de dados. “É preciso conhecer como isto é visto dentro das organizações, enquanto recurso estratégico destinado a alavancar a capacidade competitiva e de efetivação de novos negócios das empresas”.

O vestibular agendado Graduação Online
O vestibular agendado para a Graduação Online da PUCPR está com as inscrições abertas. O candidato deve acessar o site https://www.pucpr.br/online para se inscrever. São dez opções de cursos superiores na área de tecnologia com início no segundo semestre de 2018.


Curtas:

  • A Action Labs, empresa paranaense que trabalha com uma metodologia de modelagem de negócios, produtos e serviços inovadores, desenvolveu o MobNex, uma plataforma completa de mobilização colaborativa. É a primeira plataforma brasileira de mercado completa, com o conceito de gameficação e colaboração tão forte, que integra um painel de controle da campanha com aplicativo e site.
  • Os consumidores da Casas Bahia e Pontofrio contam agora com mais opções de locais para retirar os produtos comprados nos sites das duas marcas. Quem optar pela modalidade Retira Rápido, pode escolher entre retirar o9 que comprou em uma das lojas Casas Bahia e Pontofrio, ou em 339 agências dos Correios no Paraná. Isso aumenta ainda mais a capilaridade da empresa.
  • O executivo Glauco Requião, responsável pela diretoria de Meio Ambiente da Sanepar, deixa o cargo na próxima semana para um novo desafio. Ele será o CEO da CS BIOENERGIA S.A, uma prestadora de serviços e geradora de energia a partir da biodigestão do lodo, resíduo resultante do tratamento de esgotos sanitários, composto essencialmente por matéria orgânica.

Frase:

“A zona de conforto leva pessoas inteligentes a seguirem conceitos errados”.
(Maycon Tienga)