Os moradores do Conjunto Maringá, no bairro Cachoeira, agora contam com um ponto do programa Câmbio Verde para poderem trocar resíduos recicláveis, óleo vegetal e gordura animal por hortifrútis da época. É o 102º local de atendimento do programa das secretarias municipais do Meio Ambiente e do Abastecimento.

A implantação foi feita para atender à reivindicação dessa população, que está bastante satisfeita. As trocas vem acontecendo próximo das suas casas desde o final de agosto. “Desde que mudamos para cá, as coisas só vêm melhorando”, disse o aposentado Sérgio de Oliveira. “Sempre encontramos as frutas da época, é ótimo”, completou.

A também aposentada Leonilda do Rocio concorda. “É um valor que a gente não gasta para ter alimento saudável em casa”, comemora. Ela conta que o resíduo, em sua casa, é separado, higienizado e bem armazenado até a próxima troca.

Esse engajamento da população é uma das características mais marcantes do programa, segundo a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias. “A cidade não se torna referência em reciclagem sem a participação da população na separação”, observa, lembrando que Curitiba recicla 22% dos resíduos, um dos maiores índices no país.

Como funciona

O local recebe os caminhões a cada 15 dias. A próxima troca será nesta quinta-feira (27/9), das 15h às 16h. Os resíduos são levados até a Rua Sezinando Cordeiro Alves, quase esquina com a Howell Lewis Fry, no Cachoeira.

O programa atende a população que recebe até 3,5 salários mínimos e consiste na troca do lixo reciclável por frutas e verduras. Além de incentivar a separação de resíduos e a destinação correta dos recicláveis, o Câmbio Verde tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados.

Cada quatro quilos de lixo vale um quilo de frutas e verduras. Óleo vegetal e gordura animal também podem ser trocados: dois litros de óleo valem um quilo de alimento. São atendidas, em média, cinco mil pessoas por mês e coletadas 290 toneladas de recicláveis em todos os pontos da cidade. A quantidade de alimentos distribuídos chega a 80 toneladas.

Os endereços e horários estão no site da Prefeitura. Os caminhões com hortifrútis voltam aos pontos, em geral, a cada 15 dias. A periodicidade pode mudar em feriados. Em caso de dúvidas, também é possível consultar a Central 156.