Divulgação/SMCS

A tarde de sábado (23/3) foi de festa para mais de 300 estudantes, profissionais e a comunidade do entorno da Escola Municipal Mansur Guérios, na CIC. A unidade foi incluída no Programa Comunidade Escola e, desde a abertura neste dia 23, passa a receber a população com um cronograma de atividades para toda família, das 13h às 17h, todos os sábados.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que o programa gera mais qualidade de vida aos curitibanos. “O Comunidade Escola é um espaço de vocês. Aqui, lazer, formação, desenvolvimento e integração são para todos e, isso é um investimento do bem que reverbera ao infinito”, disse.

A Escola Municipal Mansur Guérios atende 720 crianças e estudantes. Desse total, em torno de 330 participam das atividades ofertadas pela educação de tempo integral, no período de contraturno escolar. “Além do Comunidade Escola, a robótica educacional, o ensino de língua estrangeira e novas melhorias no espaço físico vão reforçar a qualidade das práticas educativas que formam cidadãos”, completou a secretária.

Alex de Oliveira, de 5 anos, ficou muito feliz com a notícia. “Eu achei muito legal isso tudo porque a gente vai saber ler, escrever e até mexer com robôs e coisas para o futuro”, comemorou o menino.

Educação que transforma

Na escola, meninos e meninos já têm acesso a projetos que mudam a realidade e fazem a diferença no dia a dia de cada um, entre eles Coral, Horta, Dança, Direitos Humanos, Erradicação do Trabalho Infantil, Ler e Pensar e Conhecer para Prevenir.

“Nossa equipe não mede esforços para que o trabalho seja realizado sempre com primazia para atender às necessidades de nossas crianças. Agora com o Comunidade Escola, esse trabalho se estende à população e, trará com certeza, muita coisa boa para todos”, destacou a diretora da unidade, Evanilza de Lima Silva.

A dona de Casa Thaís Almeida, vê no Comunidade Escola uma nova oportunidade de se aperfeiçoar, reunir a família, amigos e vizinhos em atividades que só melhoram a vida das pessoas. “Tudo é muito longe e agora com a escola aberta a gente tem uma iniciativa que pode reunir as pessoas e mostrar que a escola é um lugar que transforma, não só nossos filhos, mas tudo que dela se aproxima”, afirmou Thaís.

Música e dança

A abertura do evento contou com a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Joana Raksa, que tem como maestro, Vitor Rodrigues, e responsável pelo corpo coreográfico a professora, Keila Marilei Silva.

O público também se encantou com as apresentações de dança, conduzidas pelas professoras Helen Pereira dos Santos que trouxe seus bailarinos ao som de “Morena de Angola e Sansa Kroma”, além do Coral, regido pela professora, Izabel Cardoso Gomes, que interpretou as músicas “Filhote do Filhote e Valeu Amigo”. A da dupla sertaneja D’Luca e Alex também fez a alegria das famílias que cantaram e alguns até se arriscaram a fazer um “arrasta-pé”.

O programa

Comunidade Escola é o programa da Prefeitura de Curitiba que mantém as escolas da rede municipal de ensino abertas para a comunidade aos sábados. “Nosso compromisso com a continuidade é proporcionar o aperfeiçoamento e as mudanças nas áreas de atendimento às demandas sociais, como o combate à violência, promoção de ações sociais, cultura, esporte e lazer”, explicou a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal da Educação, Andrea Barletta.

O programa inclui atividades socioeducativas gratuitas que são desenvolvidas nas salas de aula, quadras esportivas, auditórios, bibliotecas e laboratórios de informática. O Comunidade Escola também realiza cursos para geração de renda, atividades esportivas, culturais, de lazer e saúde.

Presenças

Participaram da cerimônia a equipe de profissionais e gestores da unidade, a gerente do Programa Comunidade Escola, Alessandra Sieno, a técnica de referência do programa, Marlene da Silva Almeida, a equipe de coordenadoras locais do Programa Comunidade Escola, a chefe do Núcleo Regional de Educação CIC, Maristela Teodoro, o chefe do Núcleo Regional de Ensino do Tatuquara, Claudinei Aparecido Alberto, representantes da Secretaria Municipal da Educação e o vereador Zezinho do Sabará.