Divulgação

De filmes a lançamento de livro, veja as dicas para a semana 

Com as medidas restritivas decretadas no estado, ocasionando fechamento de espaços culturais em Curitiba e em outras cidades, aumentaram as opções de entretenimento virtuais.

Confira as dicas para a semana. 


Para quem gosta de cinema

Foto: Reprodução

Legenda: “Doramundo” é uma das opções gratuitas na sala Cine Vitória.

Até quinta-feira (4/3) estão em cartaz na sala virtual Cine Vitória do Cine Passeio “Os Errantes” – longa-metragem de estreia da argentina Irene Franco, produzido de forma independente. A história mostra dois homens que trabalham em uma plantação de erva-mate na fronteira com o Brasil que acabam se envolvendo em briga com traficantes.

Outro longa-metragem exibido é o brasileiro “Doramundo”, de João Batista de Andrade, premiado no Festival de Gramado de 1978. O filme se passa em 1939, em uma cidade ferroviária perto de São Paulo, onde ocorre uma série de assassinatos.

Para quem prefere comédia, está em cartaz a argentina “Ônix”, de Nicolás Teté, sobre duas irmãs que vivem afastadas devido a problemas familiares e se reencontram com seus filhos em uma viagem.

A sala Cine Vitória apresenta ainda o documentário brasileiro “Martírio”, de Ernesto de Carvalho, que conta a história dos índios Guarani Kaiowá na luta por terras expropriadas pelo governo e as origens do genocídio que sofrem. As exibições na sala Cine Vitória são gratuitas. Acesse: www.cinepasseio.org. 


Para quem gosta de teatro

Fotos: Eli Firmeza e Carol Castanho

Legenda: Podcast “Por Trás da Cena” é idealizado pela diretora artística Maíra Lour e pelo produtor cultural Gilmar Kaminski.

Até o dia 15 de março, o público pode assistir gratuitamente ao espetáculo SETE. No palco, as atrizes Ana Paula Taques, Erica Colognezi e Geisa Costa e os atores Gideão Ferreira e Leonardo Goulart interpretam a história de uma heroína com um histórico de violência. A peça está disponível de graça no YouTube e no Dia Internacional da Mulher ainda serão realizadas lives especiais. Para acessar é só entrar no https://www.instagram.com/thadeu_peronne/?hl=pt-br, Thadeu Peronne Produções.

Ainda falando sobre teatro e dramaturgia, foi lançado recentemente o podcast “Por Trás da Cena”, idealizado pela diretora artística Maíra Lour e pelo produtor cultural Gilmar Kaminski. O programa, com oito episódios, está disponível até o dia 15 de abril nas principais plataformas de streaming de áudio: Spotify, Google Podcasts e YouTube.

E para quem que além de gostar de dramaturgia, quer se profissionalizar, o projeto Palco Escola promove aulas de teatro gratuitas para estudantes de escolas públicas. As inscrições do curso de 2021, que serão realizadas on-line, estão abertas.

As turmas são divididas por idades e há vagas para crianças e jovens entre 10 e 18 anos que estejam matriculadas na rede pública de ensino. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou telefone: (41) 99161-7383 – falar com Giselle Lima. 


Aula experimental de alemão

Para quem está interessado em aprender uma língua estrangeira, o Goethe-Institut Curitiba está com inscrições para aula experimental gratuita no próximo dia 3, quarta-feira, às 19h. Para se inscrever, basta entrar em https://www.sympla.com.br/aula-experimental-de-alemao. 


Para quem gosta de ler e escrever

Foto: Divulgação

Legenda: Livro será lançado no dia 7 e está sendo vendido a R$ 25,00

A Editora Sacapuntas lança no próximo dia 7 de março, a coletânea “De Próprio Punho”. O lançamento, seguindo as regras de atenção e prevenção à covid-19, vai ser realizado no formato on-line, às 16 horas, pela plataforma Google Meet.

A coletânea reúne 20 textos de nove autores, sendo dois deles convidados. O grupo de escritoras integra a Oficina “De Próprio Punho”, criada pelo sociólogo e professor de Didática na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Rafael Ginane Bezerra, em 2019.

No lançamento Deborah Raymann, Gabriela Szabo, Izabel Rigoni, Letícia Oliveira, Maria Fernanda Coca, Sara Duim e Tina Demarche vão dar voz a seus escritos já que o lançamento prevê a leitura dos textos pelas próprias escritoras.

Os escritores convidados da live e também a integrar o livros são os argentinos Javier Quintá e David Voloj. Seus contos foram traduzidos por Rafael Bezerra, que fará a mediação da conversa.

O livro pode ser adquiridodiretamente com as autoras ou pelo Instagram da Sacapuntas: @editorasacapuntas, ao preço de R$ 25.

A live é gratuita e toda a participação é bem-vinda. Basta se inscrever pelo link: https://abre.ai/ceHg

Para quem tem interesse na oficina, “De Próprio Punho – Oficina de Leitura e Escrita” recomeça no dia 9 de março, aberta ao público interessado e sendo agora parte da programação de cursos da Biblioteca Pública do Paraná. Os encontros serão ao vivo, todas as terças-feiras, das 18h às 20h, até 22 de junho. As inscrições para a oficina podem ser feitas até o dia 2 de março pelo e-mail [email protected].


Fadinhas contemporâneas

Crédito: A ilustração é da artista plástica Kátia Horn

Legenda: O projeto pode ser seguido nas redes sociais.

Para contextualizar o Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março, o Curitiba de Graça entrevistou a escritora Leonarda Glück e a artista plástica Katia Horn que lançaram, em abril de 2020, a convite da Pomeiro Gestão Cultural, o projeto transmídia “Fadinhas Fodidas”, disponível no https://www.instagram.com/fadinhasfodidas/ e no https://www.facebook.com/fadinhasfodidas. Com um texto e ilustrações em tom irônico e humor ácido, as artistas fazem uma releitura contemporânea do universo mitológico das fadas. Confira a reportagem completa aqui: https://curitibadegraca.com.br/como-seriam-as-fadas-em-nossa-realidade-contemporanea/

Para saber mais atrações virtuais que ocorrerão durante a semana e em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, acesse: www.curitibadegraca.com.br.