Divulgação

Os programas Bom Negócio, de capacitação de empreendedores, e Tecnoparque, que oferece ISS reduzido para empresas curitibanas que investem em inovação e tecnologia, foram destaque na terceira edição da Geniuscon, feira de negócios e inovação do Norte Pioneiro realizada na quinta (27/9) e sexta-feira (28/9), em Jacarezinho.

Os dois progranas da Prefeitura de Curitiba, que fazem parte do Vale do Pinhão, foram apresentados por Erica Marques, coordenadora de Gestões de Projetos da Agência Curitiba, órgão ligado a Prefeitura e responsável pela política de empreendedorismo de Curitiba.

Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Geniuscon tem como objetivo articular do Sistema Regional de Inovação (SRI), o ecossistema de inovação do Norte Pioneiro, em especial, dos municípios de Jacarezinho, Andirá, Cambará, Santo Antônio da Platina e Bandeirantes.  

De acordo com o empresário e presidente do SRI, Kleyton Smentkoski, a feira encerra um ciclo de trabalho desenvolvido ao longo do ano para fomentar a cultura da inovação na região. “A feira é uma oportunidade de conexão e interação entre estudantes, instituições de ensino, empresários, lideranças e autoridades”, afirmou ele.

Além de apresentar a importância do Bom Negócio e do Tecnoparque, Erica dividiu com o público o trabalho da Prefeitura de articulação do Vale do Pinhão, ecossistema da inovação da cidade. “Desde o ano passado, o poder público, empreendedores, universidades, empresas, entidades de fomento e terceiro setor atuam em conjunto, através do Vale do Pinhão, para incentivar ainda mais o ambiente da inovação da cidade”, explicou ela, ao participar do painel Cultura de Inovação.

Erica também participou como jurada da Genius Fight, uma final batalha de pitchs (apresentações rápidas) de startups do Norte Pioneiro. Durante a competição, 13 empresas mostraram suas inovações.