Publicidade
Gente de bem

Projeto coleta materiais escolares para crianças carentes de Curitiba e região

Soraya Motta: ideia é entregar os kits às crianças no próximo mês
Soraya Motta: ideia é entregar os kits às crianças no próximo mês (Foto: Franklin de Freitas)

O projeto Pinguinho de Tinta, sediado em Curitiba, precisa de sua ajuda. Com a chegada de janeiro e a proximidade do início do ano letivo de 2020, está sendo feita a arrecadação de materiais escolares diversos para a montagem de kits que serão entregues a crianças que vivem em comunidades carentes de Curitiba e região metropolitana.

Recentemente o projeto recebeu 260 estojos (que os curitibanos da gema chamam de “penal”) vazios, e agora busca kits com canetinhas, caixas de lápis de cor, borrachas, apontadores, canetas azuiu e lápis HB para finalizar a montagem dos kits, que serão entregues em diversas comunidades para diversos projetos desenvolvidos na região.

Idealizadora da iniciativa, Soraya Moreira da Motta conta que a ideia de criar a Pinguinho de Tinta surgiu em setembro de 2018, após atuar como voluntária do Brasil Sem Frestas, projeto que utiliza caixas deleite para vedar residências precárias. “Vendo toda a carência, resolvi criar o projeto. Damos o material para crianças a partir da 1ª série, em fase de alfabetização”, conta.

Desde o início das atividades, no começo do ano passado, 477 crianças já foram atendidas diretamente. A maioria delas, conta Soraya, são filhos de carrinheiros e, comumente, convivem com a falta de estrutura familiar.

“A gente sabe que muitas crianças os pais são analfabetos ou semianalfabetos, muitas vezes não tem nem o que comer. Os pais, quando compram (material escolar), é um lápis e põe um filho de manhã e outro de tarde, com o mesmo material. Ele tendo material proprio, isso restaura a autoestima e cria a esperança de um futuro melhor.”

Em sua casa, Soraya monta e mantém diversas mochilas com os kits que serão doados, sempre misturando materiais novos e usados. A entrega às crianças deve acontecer entre o final de janeiro e o começo de fevereiro, e aqueles voluntários que estão ajudando na arrecadação de produtos serão convidados a participar da entrega dos kits.

SERVIÇO
Projeto Pinguinho de Tinta
O que é: Um projeto criado em Curitiba no ano de 2019 e que atende, durante todo o ano, jovens de comunidades carentes em Curitiba, realizando a entrega de kits com materiais escolares.
Como ajudar: Está sendo feita uma campanha de arrecadação dematerial escolar novos e usados, para a montagem de kits em vista do início do novo ano letivo. Há diverspontos pontos de coleta espalhados pela cidade.
O que doar: cadernos (pode também ser usado, desde que tenha pelo menos 25 folhas em branco), borrachas, apontadores, lápis de cor e HB, régua, etiquetas, canetas, canetinhas, marca texto, lapiseira e grafites, mochilas, ecobag, pastas plásticas com elástico, guache, cola branca e colorida e estojos/penal. Não são arrecadadois livros e apostilas escolares.

Telefone: (41) 99187-1020
Facebook: @projetopinguinhodetinta

Pontos de entrega de doações do Projeto Pinguinho de Tinta
Escola CEBEC
R.Nilo Peçanha 3500, bairro Pilarzinho
Seg a sexta 7h30 as 18h
A partir dia 13 janeiro

Barreirinha
R. Ten.Cel.Servando de Loyola e Silva, próx da Igreja Santa Gema
Seg a sexta a partir de 18h40. Ligar antes: (41) 99187-1020

São José dos Pinhais
R. Sebastião Spejorin
Ligar antes para Jaque – (41) 99942-5269

Galvão Locações
R. Monsenhor Celso, 231, Centro.
Das 8 às 18h
Tel: 3072-5500

Previsul Seguradora
R.Carlos de Carvalho, 417, Centro
De seg a sexta das 8h30 às 17h30 (prédio do relógio)

Ecoville Musical
R. Francisco Juglair, 628. Bairro Mossunguê
Das 9 h às 18h

Algar Tech
Desembargador Westphalen, 2161, bairro Rebouças
Das 9 às 18h

Academia Ponto 1
Av.Anita Garibaldi, 6033, Barreirinha
De segunda a sexta das 6h30 às 22h30

B2 Informática
Lamenha Lins, 941, Centro
De segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 18 horas

Biocentro
R Padre Anchieta 1846 Bigorrilho - Consultório 314, falar com Amanda
Segunda a sexta, das 9 às 18 horas

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES