Reprodução

O ano de 2021 marca os 110 anos do Prêmio Nobel de Química da cientista polonesa Marie Skłodowska Curie (1867-1934), grande personalidade da Ciência mundial. Tal marco simbólico mobilizou as extensionistas – estudantes e professoras – do Projeto “Meninas e Mulheres nas Ciências” da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a produzirem um Livro de Passatempos inteiramente dedicado a episódios da vida e obra de Marie.

Lançado oficialmente no Dia da(o) Profissional da Química (18 de junho), o livro objetiva humanizar Marie ainda mais, superando a referência como a maior pessoa ganhadora de prêmios Nobel da história nas áreas científicas.

De acordo com Camila Silveira, coordenadora do projeto e professora do departamento de Química da UFPR, Marie é uma importante referência de mulher cientista, mas os aspectos sobre a sua trajetória de vida muitas vezes são contados de modo a romantizar as experiências vividas por ela. “Ela sofreu inúmeras situações de violência e opressão, como misoginia e xenofobia”.

Leia mais no Barulho Curitiba