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O projeto de pesquisa da mestranda em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luiza Schnitzler integra uma exposição virtual chamada Expomuseuselfie, um perfil colaborativo no Instagram que publica selfies de visitantes em instituições museológicas. Todos podem enviar uma foto no museu e ter a sua imagem publicada na rede.

A pesquisa, que é realizada sob a orientação da professora Claudia Quadros, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFPR, busca entender como o fenômeno da selfie tem sido inserido no cotidiano de instituições museológicas, de visitantes e de artistas. Um dos objetivos, segundo a autora, é desvencilhar a fama negativa que a selfie sofre no universo cultural e acadêmico. Luiza acredita que elas representam uma nova forma de se vivenciar a arte.

“Eu sou graduada em Artes Visuais e o preconceito com a selfie já partia de mim. Achava que a selfie poderia atrapalhar mais o dia a dia do museu do que ajudar. Pensava que as pessoas que se fotografavam nas instituições nem tinham entendido o trabalho que estava exposto e estavam se fotografando porque acharam legal, bonito. Isso realmente acontece, mas depois de muita pesquisa, comecei a enxergar isso de um outro ponto de vista”, defende.

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