Publicidade
Empreendedorismo Social

Projeto Legado abre inscrições para 2020 e marca rodada com investidores

(Foto: Portal/Programa Legado)

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Projeto Legado. Serão até 30 iniciativas brasileiras selecionadas para capacitações, mentorias e encontros exclusivos com investidores. Interessados têm até 31 de janeiro para se inscrever.

O Instituto Legado de Empreendedorismo Social lançou a oitava edição do Projeto Legado, programa nacional de aceleração de iniciativas de impacto socioambiental. Desde 2013 o PL já desenvolveu gratuitamente mais de 200 organizações de todas as regiões do país, sendo que 21 projetos receberam recursos financeiros do Prêmio Legado de Empreendedorismo Social. Para a oitava edição, há até 30 vagas disponíveis para negócios e projetos sociais. As instituições interessadas - que podem atuar com ou sem fins lucrativos, desde que tenham como propósito a solução de uma demanda social ou ambiental - devem se inscrever pelo site institutolegado.org até 31 de janeiro. No portal, é possível baixar o edital completo e acessar os critérios de seleção.

O pré-requisito mais importante do edital é o propósito de geração de impacto social ou ambiental positivo. Ainda que sem formalização jurídica, o projeto inscrito deve comprovar que atua há pelo menos um ano e demonstrar clareza sobre o problema social ou ambiental que pretende atingir. Iniciativas ainda em formato de ideias não são aceitas, portanto. O Projeto Legado também não aceita inscrições de projetos vinculados ao poder público ou a partidos políticos. Não é exigido que a iniciativa tenha modelo de negócio definido, mas é importante que os candidatos tenham interesse em consolidar e rentabilizar suas ideias e amadurecer aspectos organizacionais ao longo do programa a fim de conquistar sustentabilidade financeira. O resultado final do processo seletivo, que é submetido a uma comissão avaliadora, será anunciado em março e publicado na página https://institutolegado.org/pl20/.

A aceleração está programada para os meses de março a outubro de 2020, com encontros presenciais mensais que estimulam conexões e trabalho em rede entre os líderes selecionados, além de conteúdo de gestão aplicado às iniciativas transformadoras. Além de aprimorar sua atuação e expandir seu impacto por meio do aperfeiçoamento de aspectos gerenciais, as organizações e empresas selecionadas terão a chance de concorrer a um investimento financeiro de R$ 10 mil. A cada edição, o Instituto Legado premia três das organizações mais bem avaliadas pela banca. Ademais, a edição de 2020 promete ampliar as possibilidades de captação de investimentos, com rodadas de negócios com possíveis investidores que vão conhecer pessoalmente os projetos. Para tanto, os empreendedores sociais serão treinados em oficinas de pitch, para aprender a apresentar suas iniciativas de forma sucinta e vendedora.


Legado Semente

O projeto de incubação Legado Semente, que foi novidade em 2019, desenvolvendo quatro startups do bem, também vai continuar, mas com vida própria. Em breve a organização divulgará um edital à parte para selecionar startups com perfil de inovação de alto impacto social.

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES