Câmara

Projeto propõe proibir consumo de bebidas alcoólicas na rua durante a madrugada em Curitiba

(Foto: Franklin de Freitas)

Começou a tramitar na Câmara Municipal, nesta terça (4), um projeto de lei que propôe proibir o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas de Curitiba durante a madrugada. De autoria da vereadora Julieta Reis (DEM), a proposta proíbe o consumo entre 2h da madrugada e 8h da manhã. "São muitas reclamações do pessoal da praça Espanha. Toda hora . Teve até tiroteio na semana passada. Cansei das reclamações e resolvi apresentar o projeto", disse a vereadora, em entrevista ao Bem Paraná. A prática é comum não só na Praça Espanha, mas também na Rua Vicente Machado, na  Trajano Reis e perto do Shopping Hauer, no Batel. 

 “Para erradicar, ou ao menos buscar a diminuição dos impactos sobre a sociedade, a proposta visa à proibição do consumo de bebidas alcoólicas nos logradouros públicos pertencentes ao Município, entre as 2h (duas horas) e 8h (oito horas). Ressaltamos que o consumo poderá ocorrer normalmente dentro dos estabelecimentos e propriedades particulares”, diz o projeto. 

O projeto agora deve passar pelas comissões da Câmara antes de ser levado a plenário. Na semana que vem, os vereadores se reunirão com presentantes da  Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A Abrabar, por meio e nota, informou que vai contestar com pareceres na tramitação na Câmara e ações na Justiça estadual para declarar inconstitucional o Projeto de lei que restringe o consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos em Curitiba.