Samira Chami Neves/Sucom-UFPR – Idosos participam de atividades dentro do projeto de extensu00e3o Universidade Aberta da Maturidade

Termina no próximo dia 20 o prazo para que interessados se inscrevam no processo seletivo do projeto de extensão Universidade Aberta da Maturidade (UAM), que oferece vagas gratuitas para maiores de 60 anos dispostos a aprender sobre inclusão digital, saúde, direitos e educação do idoso, entre outros temas, em Curitiba. Segundo o edital do processo, após o período de inscrições, a seleção da turma de 2018 ocorrerá até 30 de junho, com divulgação do resultado em 5 de julho e início das atividades em agosto. O encerramento das atividades será em junho de 2019.

A seleção terá como base a ficha de inscrição. As inscrições são feitas por meio do preenchimento de um formulário (que devem ser baixado na página do projeto), que pode ser enviado por e-mail (para [email protected]) ou entregue pessoalmente. Neste último caso, o candidato deve procurar a Sala 1 do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR (Av. Pref. Lothario Meissner, 642, Jardim Botânico).

Além de pedir informações sobre formação e  interesses dos candidatos, o formulário de inscrição inclui a elaboração de um texto em que o candidato deve contar como tem lidado com a chegada da maturidade. Em caso de haver mais interessados do que o número de vagas, os critérios de desempate terão como base a comparação entre as informações da inscrição e os objetivos do projeto.

Atividades

No período de um ano, o projeto prevê várias ações educativas, entre as quais palestras, eventos e atividades corporais. As atividades ocorrem duas vezes por semana nos espaços da UFPR.  Para a turma de 2018, serão oferecidas às terças e às quintas-feiras à tarde (das 14 às 17 horas).

Os participantes que obtiverem pelo menos 80% de frequência do total de atividades programadas no período (no caso, de agosto de 2018 a junho de 2019), receberão certificado de participação em projeto de extensão da UFPR (que não pode ser confundido com diploma de graduação). Também participam de uma cerimônia simbólica de encerramento de atividades.

Diálogo

Segundo a atual coordenadora do projeto, Adelia Junglos Alves, a proposta da UAM é funcionar como um espaço de exercício e construção de diálogos entre os participantes e a comunidade acadêmica. Ela ressalta que a frequência dos alunos da UAM tem sido superior a 85%, com baixo percentual de desistência (em torno de 10%, considerado aceitável para a faixa etária).

De acordo com o relatório do projeto referente a 2017, o principal objetivo da UAM, que recebeu sua primeira turma em 2013, é “resgatar o valor social do idoso de forma articulada e interdisciplinar, promovendo a cidadania plena”.

Mais informações sobre a UAM estão disponíveis no site do projeto (clique aqui) e pelo e-mail [email protected].