Divulgação/Projeto

Idealizado em 2020 pelo Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da UFPR, o Projeto Zero Fome possui como principal objetivo complementar a alimentação de cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica da cidade de Campo Magro, região metropolitana de Curitiba. Com as primeiras entregas de ração em abril de 2021, o Projeto, que conta com a parceria do Instituto PremieRpet®, já doou, até o momento, mais de 1 tonelada de alimento. Em dezembro desse ano o projeto foi ampliado, com a nova proposta de auxiliar também a rede de protetores independentes (PI) de Curitiba e região metropolitana. No último dia 20 foram doados 1.460 Kg de ração.

O Zero Fome tem seu escopo de ação no tripé do ensino, pesquisa e extensão, sob coordenação de médicos-veterinários residentes na área de MVC e alunos de graduação, na modalidade bolsista e voluntário, em medicina veterinária.

Impactando não só no bem-estar de cães e gatos, à medida que esses animais recebem regularmente uma ração que supre suas demandas nutricionais, o projeto auxilia na promoção e disseminação dos conceitos de guarda-responsável e Saúde Única, por meio de conversas casa-a-casa e distribuição de panfletos explicativos sobre diferentes temas que impactam na vida dos animais, da família e de toda a comunidade que estão inseridos.

As famílias contempladas são advindas da parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com a Secretaria de Saúde de Campo Magro.

Crescimento do “Zero Fome”

A mais recente doação, em dezembro, marcou a ampliação do projeto. Essa ração é destinada para cães e gatos resgatados de situações de abandono e maus-tratos, e que agora permanecem sob a guarda dos PI, pessoas que se dedicam dia após dia a combater a crueldade animal e oferecer cuidados veterinários, alimentação, higiene e carinho para seres que antes estavam em situação de total desamparo.

A doação dessas rações fortalece esse trabalho árduo em busca da promoção do bem-estar animal e Saúde Única. Esse trabalho e aproximação com os PI ajudará o CMVC a traçar a epidemiologia do abandono e a sua verdadeira dimensão, avançando nas pesquisas relacionadas ao tema, para assim auxiliar na criação e execução de políticas públicas voltadas à causa animal.

Para ajudar ou obter mais informações, entre em contato através do e-mail [email protected].