O café é um produto que está presente na mesa do brasileiro. Seja em casa ou no escritório, a bebida é imensamente apreciada. Porém, o consumidor precisa ter cuidado na hora de comprar o produto. Uma pesquisa da Proteste, com 20 lotes de marcas diferentes de café, encontrou um inseto inteiro em uma das marcas analisadas. Já outras marcas apresentaram impurezas microscópicas, mas aceitas pela legislação.

Apesar das descobertas, as análises de higiene do café mostraram que nesse quesito, todas as amostras trouxeram o produto correto – grãos de café torrados e moídos – em sua composição. Em relação aos padrões microbiológicos, todas as amostras atenderam à legislação vigente.
Entretanto, os lotes dos cafés Bom Dia, Canaan e Jardim apresentaram impurezas macroscópicas (cascas e paus) acima do preconizado pela legislação (1%), sendo detectado ainda, em um deles (Bom Dia), fragmentos de insetos superior ao que é previsto (60 fragmentos). Além disso, foi encontrado 1 inseto inteiro no lote analisado da marca Carrefour, o que não é permitido pela legislação.

Os cafés analisados no teste foram: Aro, Bom dia, Bom Jesus, Caboclo, Café Brasileiro, Café Pelé, Canaan, Canecão, Capital, Carrefour, Diplomata, Giro, Jardim, Maratá, Melitta, Moka, Pilão, Pimpinela, Qualitá e 3 corações. Foram avaliados os seguintes atributos: rotulagem, higiene, análise físico-químicas e análise sensorial.
Esse teste de cafés foi realizado por Laboratório devidamente credenciado junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A metodologia seguiu às legislações aplicáveis conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O conteúdo da presente reportagem é meramente informativo, exercendo a Proteste apenas o direito à informação dos consumidores. Os resultados obtidos se referem a determinados lotes dos cafés que estão disponíveis

Rotulagem
No atributo rotulagem foi verificado se as informações contidas na embalagem estavam de acordo com a legislação vigente. De um modo geral, os rótulos foram bem avaliados. Entre os lotes de café analisados, somente a Canaan não trazia o modo de conservação do produto.

O café Jardim foi a única marca que não possuía o Selo de Pureza ABIC (Associação Brasileira das Indústrias de Café) em seu rótulo. O Selo de Pureza certifica que o produto é puro, sem adulteração ou misturas, oferecendo segurança alimentar, qualidade e respeito ao consumidor.
O café da marca Canecão denominava-se como “puro e natural” na frente da embalagem. De acordo com o regulamento da Anvisa, o uso de vocábulos como “natural”, “puro” e outros não é permitido, mesmo que a informação seja verdadeira.

Além disso, os lotes das marcas Capital, Canaan, Pimpinela, Canecão, 3 Corações e Jardim não indicaram nos rótulos o tempo de validade após aberto. Essa informação, não é exigida por lei, mas a ProTeste julga importante, uma vez que auxilia o consumidor.

Características físico-químicas
De acordo com a Anvisa, os cafés torrados e moídos devem apresentar no máximo 5% de umidade, pois quanto menor a umidade do café, melhor a sua conservação. Em sua maioria, as amostras de café apresentaram menos de 4% de umidade. Contudo, as marcas Bom Dia, Canaan, Aro, Pilão, Café Brasileiro, Café Pelé, Caboclo, Diplomata e Jardim, apresentaram valores próximos ao limite recomendado, entre 4% e 4,5%. Ainda assim, estão em conformidade com as determinações da Anvisa.
Em relação ao teor de cafeína e a presença de substâncias perigosas para a saúde, como a ocratoxina A (substância potencialmente cancerígena), todas as marcas estiveram em conformidade com a legislação.

Análise sensorial
Um grupo selecionado e treinado de provadores realizou a análise sensorial do café seguindo a metodologia validada pela Abic e verificou a Qualidade Global da bebida. O que determina a Categoria de Qualidade do Café é a faixa de nota final obtida pelo produto, numa escala de 0 a 10.
De acordo com a sua qualidade, os cafés são classificados, do melhor para o pior, como Gourmet (7,3 a 10), Superiores (6,0 a 7,2), Tradicional (4,5 a 5,9) e não recomendável para o consumo (0 a 4,5). A faixa da nota de qualidade global é obtida através da análise do conjunto da fragrância do pó, aroma, defeitos, acidez, amargor, sabor, sabor residual, adstringência e corpo da bebida.

Nesse quesito, todas as amostras avaliadas foram consideradas de qualidade Tradicional. De acordo com a ABIC, os cafés tradicionais são para o consumo do dia-a-dia, com custo menor.
As marcas que tiveram a melhor avaliação global em relação à análise sensorial foram: Pimpinela, Qualitá, 3 Corações e Mellita. Já o café Jardim recebeu a menor nota de qualidade global nessa análise ou nesse quesito no nosso teste de cafés.