Psicologia

Qual a importância da medicação psiquiátrica? O podcast MentalCast responde

(Foto: Reprodução)

Atualmente, transtornos psiquiátricos como depressão e ansiedade são bastante comuns e precisam de tratamento para garantir a qualidade de vida do paciente. Existem, também, muitos estigmas a respeito da procura de um profissional da psicologia ou da psiquiatria. Muitas vezes, o paciente demora para procurar ajuda, o que acaba prejudicando o tratamento. Em alguns casos, é altamente recomendável a utilização de medicamento psiquiátrico. Este é o tema do terceiro episódio do MentalCast, no qual os psicólogos Camila Galline e Júnior Bardi conversam sobre o assunto com o Dr. Hugo Moreschi, médico psiquiatra graduado pela PUCRS e especialista em Psicologia Cognitivo Comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda (CTC Veda), de São Paulo. Confira.

Sobre o MentalCast

Quem pensa que a terapia acaba no consultório está muito enganado. Desde o mês de outubro de 2020, os psicólogos maringaenses Júnior Bardi e Camila Galline têm ampliado horizontes com o MentalCast. Trata-se de um podcast que aborda temas de relevância sobre psicologia, saúde mental e comportamento de maneira leve e descontraída. Quinzenalmente, eles convidam profissionais da área que possuem formação acadêmica e conhecimento aprofundado para falar sobre os mais variados temas. Os episódios já abordaram a ansiedade, como é possível alcançar objetivos, a importância da medicação psiquiátrica, felicidade, consolidação de hábitos e psicologia do esporte. O Bem Paraná fechou parceria com o MentalCast e vai disponibilizar os podcasts.

Quem faz o MentalCast

Jocilmar de Jesus Bardi Júnior (CRP 08/21391) - @psicologobardi
É psicólogo formado pela UniCesumar, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CTCVeda e em Psicologia Positiva, Ciência do bem-estar e Autorregulação pela PUCRS. Possui formação em Terapia Cognitiva Narrativa, Terapia focada na Compaixão e Ciência da Felicidade pela USP. É especialista em Mindfulness pela Universidade Federal de São Paulo e possui formações na área promovidas pelo Beck Institute. Estudou transtornos de ansiedade e depressão no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo e, hoje, é membro da diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Paraná (ATC-PR).

Camila Beatriz Santana Galline (CRP 08/23058) @psicologacamilagalline
É psicóloga formada pela UniCesumar, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CTCVeda. Possui formação em Terapia Cognitiva Narrativa, Terapia focada na Compaixão e Ciência da Felicidade pela USP. Estudou transtornos de ansiedade e depressão no Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo e, hoje, atua na Psicologia Clínica com pacientes em modalidade online e presencial.