O  estado do Paraná terá que qualificar mais de 920 mil trabalhadores em ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação entre 2017 e 2020. É isso o que mostra o Mapa do Trabalho Industrial, pesquisa realizada pelo Senai.

Qualificação de mais de 920 mil em diversas ocupações
O Estado do Paraná terá que qualificar mais de 920 mil em ocupações industriais nos níveis técnicos, superior e de qualificação entre 2017 e 2020, é isso que mostra o Mapa do Trabalho Industrial no Paraná, realizada pelo Senai.

Atividades ligadas ao setor industrial
Esses profissionais vão trabalhar em atividades direta ou indiretamente ligadas ao setor industrial. A gerente executiva de educação do Sistema Fiep, Giovana Chimentão Punhagui, cita quais são os setores identificados como os que mais precisão de mão de obra qualificada. “São profissões ligadas ao meio ambiente até por conta do trabalho com maior sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente por parte da indústria. Temos também profissões ligadas a construção civil e a área de alimentos. Para o Paraná, essas são as 3 áreas que vão precisar de mais trabalhadores até 2020”.

Cursos para melhorar a qualificação
Sempre é tempo de procurar uma nova posição no mercado de trabalho, isso para quem quer começar uma carreira ou mesmo começar um curso para melhorar a formação, mas isso tudo depende de qualificação. “A qualificação técnica é uma grande oportunidade até 2020. Para o jovem que está no ensino médio e já quer começar a se qualificar para o mercado de trabalho, nós temos o ensino médio junto com o curso técnico dentro da educação do Sistema Fiep.
Também os que estão no mercado de trabalho
Para as pessoas que já terminaram o ensino médio ou já estão no mercado de trabalho, e querem se qualificar e se reposicionar, também é uma oportunidade, pois o mercado vai estar aberto a isso”, explica Giovana. De acordo com o estudo a área de meio ambiente e produção lidera a demanda por profissionais com formação técnica.


Curtas:
Livro:”O Catador de Sonhos” de Geraldo Rufino.  Eu já estive desempregado e sei como, depois de um tempo, fica cada vez mais difícil acreditar em nós mesmos. É desmotivador.  Naquela época eu me apegava em histórias de sucesso para não desistir. “Se ele conseguiu, eu também consigo”. A leitura de biografias é uma ótima maneira de passar o tempo com um conteúdo de fácil digestão e que lhe motivará em sua busca pelo sucesso. “O Catador de Sonhos” conta a história de Geraldo Rufino, homem  que começou a vida como catador de lixo reciclável  e hoje é presidente da JR Diesel, cujo faturamento é superior a 50 milhões de reais por ano. Nesse meio tempo,  ele já quebrou seis vezes e nos mostra em seu livro que saiu de todas essas  quebras mais sábio  – e mais rico. 
Programa de fidelidade aumenta faturamento e freqüência de clientes no Restaurante Parada Goumert 121. “Quando iniciamos o negócio há um pouco mais de um ano já sabíamos da necessidade de cadastrar os clientes e aprimorar nossa interação com eles”, comenta o proprietário Moacyr Soares Filho. Temos planos para iniciar atividades no período noturno com um cardápio especialmente elaborado e com pratos artesanais. Rua Murilo do Amaral Ferreira, nº121-Água Verde – Curitiba-(41) 3343-6974 https://www.facebook.com/ParadaGourmet121/?rc=p


Frase
“Não basta que você seja inteligente, pense mais e seja criativo. Tudo isso é importante, você precisa disso, mas deve converter tudo em ação. Isso vai fazer você se tornar um profissional bem sucedido”
(Ram Charan).