Geraldo Bubniak

O Campeonato Paranaense 2021 segue em ritmo de maratona e nesta sexta-feira (14 de maio) a Federação Paranaense de Futebol (FPF) confirmou as datas dos jogos de ida e volta pelas quartas de final da competição. As partidas acontecerão na próxima segunda-feira (17) às 14 horas e na quarta-feira (19) às 16 horas.

Os confrontos dos primeiros jogos no mata-mata do Estadual serão confirmados com a rodada de amanhã (15 de maio), às 11h30, quando será disputada a rodada derradeira da primeira fase. O Operário, com 20 pontos, já está classificado, assim como FC Cascavel e PAraná Clube. O Fantasma, no entanto, ainda pode perder a liderança da competição para o Aurinegro do oeste paranaense – a equipe perdeu seis pon tos na Justiça Desportiva por ter relacionado um jogador amador na primeira rodada, mas entrou com efeito suspensivo contra a decisão.

Londrina e Azuriz, por sua vez, estão com a classificação bem encaminhada, dado que possuem três pontos de vantagem em relação ao nono colocado e boa vantagem no saldo de gols (+5 e +4, respectivamente, contra -1 do Maringá).

Por fim, Coritiba, Athletico, Cianorte e Maringá (6º, 7º, 8º e 9º colocados, respectivamente) aparecem como as outras equipes disputando um lugar nas oitavas de final, o Coxa com 14 pontos, o Athletico e o Cianorte com 13 e o Maringá com 12.

MARATONA DE JOGOS

Nas últimas semanas, o campeonato estadual tem enfrentado uma verdadeira maratona de jogos, já que durante a pandemia da Covid-19 os clubes podem jogar a cada 48 horas. Na quarta-feira, por exemplo, foi disputada a 10ª rodada da primeira fase. No sábado, a 11ª e última. Na segunda-feira já tem início as quartas de final, com o jogo de volta acontecendo na quarta-feira. Há a expectativa, ainda, que a disputa da semifinal ao menos já comece no outro final de semana.

REGULAMENTO

No Campeonato Paranaense, os oito primeiros classificados entre as equipes que disputam a primeira fase da competição garantem vaga nas quartas de final. No mata-mata, o 1º colocado da 1ª fase vai enfrentar o 8º, o 2º pega o 7º, o 3º joga com o 6º e o 4º duela com o 5º. O mata-mata ocorre em jogos de ida e volta. O mando de campo do segundo jogo é da equipe com melhor campanha na soma das fases anteriores.

REBAIXAMENTO

O Cascavel CR já está rebaixado no Campeonato Paranaense e já o estava antes mesmo do TJD-PR decidir excluir a equipe da competição, na noite desta quinta-feira (13 de maio)

São apenas quatro pontos em dez jogos, com uma vitória, um empate e oito derrotas. São apenas 10 gols marcados e 29 sofridos.

Além do Cascavel CR, no entanto, mais uma equipe irá amargar o rebaixamento. Rio Branco e Toledo, ambos com oito pontos, lutam contra o descenso. Hoje, a equipe de Paranaguá é quem seria rebaixada, por ter vencido menos partidas (uma vitória contra duas do rival).

ÚLTIMA RODADA

A última rodada do Campeonato Paranaense terá os seguintes jogos:

Cascavel CR (12º) x Maringá (9º)
Cianorte (8º) x Azuriz (5º)
Londrina (4º) x FC Cascavel (2º)
Paraná (3º) x Operário (1º)
Rio Branco (11º) x Coritiba (6º)
Toledo (10º) x Athletico (7º)

Todas as partidas acontecem neste sábado (15 de maio), a partir de 11h30.