Franklin de Freitas

Muitos chegaram em cima da hora e tiveram de dar um ‘galeto’ para não perder o horário. Mas ainda assim quase 7 mil candidatos acabaram faltando à primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizado neste domingo (27 de outubro). Segundo dados divulgados pela própria instituição, um total de 6.896 faltantes foi registrado nesta primeira etapa do processo seletivo, com o equivalente a 12,55% de faltantes – o total de inscritos foi de 38.453.

As provas foram realizadas neste domingo (27) em Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, com início às 14 horas – os portões abriram às 12h40 e fecharam às 13h35. Durante cinco horas e trinta minutos, os vestibulandos responderam 90 questões objetivas.

O vestibular 2019/2020 da UFPR oferece 5.628 vagas de graduação para ingresso em 2020 em 127 cursos, considerando opções de turno e habilitações. Do total de vagas, 50% são destinadas à concorrência geral e 50% para quem fez o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a legislação específica. Essa parcela de vagas é dividida em dois grupos de concorrência: o de candidatos de baixa renda e o de concorrentes com qualquer renda. Esses campos, por sua vez, abrangem listas de concorrência às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

A convocação dos aprovados na primeira fase para a segunda fase do vestibular será realizada no dia 13 de novembro e as provas da segunda etapa acontecem nos dias 24 e 25 do mesmo mês. No dia 24 acontece a prova de compreensão e produção de textos e no dia 25, as específicas e de habilidades específicas para os cursos de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e Música. A data provável para a divulgação do resultado final do vestibular é dia 10 de janeiro de 2020.