Daniel Castellano / SMCS

O bairro Abranches, da Administração Regional Boa Vista, começa a ganhar a partir desta terça-feira (9/7) obras de pavimentação em quatro ruas. A ação começa pela Rua Padre José Joaquim Goral e depois segue para a Antônio Krainiski, Vitório João Brunor e chegará até a Coronel João Cândido Muricy. No total, 1.240 metros de vias importantes para o bairro terão asfalto novo.

No trecho de 215 metros entre as ruas Vitório João Brunor e Antônio Krainiski, a Rua Padre José Joaquim Goral já começou a receber a requalificação do pavimento. O prefeito Rafael Greca acompanhou o início da obra nesta terça-feira (9/7). “Aqui, começamos o novo asfalto que fará parte do binário Mateus Leme-Nilo Peçanha, que deve ser implantado quando a Rodovia dos Minérios for duplicada”, apontou Greca ao lado irmã Leonides Selhorst, diretora Pedagógica e Administrativa do Colégio Vicentino São José.

Os serviços se estenderão para a Rua Antônio Krainiski, partindo da esquina com a Vitório João Brunor e seguindo por 60 metros até o cruzamento com a Padre José Joaquim Goral.

“O novo asfalto vai contornar a colina onde se ergue a Paróquia de Sant’Ana de Abranches. Esse lugar tão tradicional está ganhando melhorias”, disse o prefeito.

De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, a obra de pavimentação da Rua Vitório João Brunor será dividida em dois trechos: nos 200 metros entre a Mateus Leme e a Antônio Krainiski e, depois, em 535 metros a partir da esquina com a Antônio Krainiski até o encontro com a Coronel João Cândido Muricy. “O primeiro trecho começaremos nesta quarta-feira (10/7) e o segundo terá obras no dia 11, próxima quinta-feira”, contou o secretário.

A Rua Coronel João Cândido Muricy, no trecho de 230 metros entre a Vitório João Brunor e a Mateus Leme, também será pavimentada nos próximos dias. “Eram obras há muito tempo aguardadas pelos moradores do bairro, que se organizaram para fazer a solicitação para a Prefeitura”, revelou Rodrigues.

Greca estava acompanhado pelos vereadores Julieta Reis e Mauro Ignacio.

Moradores demonstram satisfação
A vistoria do prefeito Rafael Greca foi acompanhada por moradores que prestigiaram o início das obras de pavimentação na Rua Padre José Joaquim Goral. “Estou gostando muito de ver a atenção com o nosso bairro. Moro aqui há mais de 35 anos e as melhorias são sempre aguardadas e, quando chegam, são bem-vindas”, disse Napoleão Côrtes Neto, que estava acompanhado do neto Guido Galeano, de 12 anos.

A médica veterinária Gisele Brenny, que há dois anos abriu uma clínica na região, comemorava o fim da poeira. “Aqui tem um tráfego pesado de carros e ônibus e o antigo antipó não dava conta. Quando os buracos se abriam, a poeira aumentava e era muito difícil manter a clínica limpa. Agora vai melhorar muito com o novo asfalto”, disse.

Filho de família pioneira do bairro, Márcio Ruffini, de 57 anos, acredita que o novo asfalto traz benefícios que vão além do conforto.

“Com a pavimentação chegará também uma sinalização mais eficiente, que ajudará a coibir o abuso com as leis de trânsito”, comentou Ruffini.

Ele reclamou do comportamento de motoristas que cruzam as ruas sem o respeito e a atenção devida com os demais motoristas e pedestres.

Aposentado que nasceu e se criou no Abranches, Paulo Bunik contou que conheceu o prefeito no início da década de 90, quando trabalhava como voluntário no bingo promovido pela Paróquia Sant’Ana, e o admira pelo trabalho feito na Prefeitura. “Essas ruas precisavam de asfalto novo e o prefeito está cuidando bem da nossa cidade”, disse Bunik.