Publicidade
Jogos da Juventude

Raça marca a prova de cross-country em São José dos Pinhais

A prova cross-country definiu quinta-feira (15) os primeiros campeões do ciclismo pela fase final dos 26º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s). O local de realização foi o Caminho do Vinho, na Colônia Mergulhão, área rural de São José dos Pinhais.

A primeira largada foi da categoria C (13 e 14 anos), com a participação de 18 atletas no naipe masculino, que fizeram três voltas em um percurso de 3.800 quilômetros, e sete no feminino, realizando duas voltas.

O campeão da categoria foi o maringaense Bruno Galvão, de 14 anos, que superou sua marca do ano passado, quando ficou com a quinta colocação. O trajeto estava difícil, escorregadio e a grama em alguns trechos deslizava muito, disse o atleta, que completou o trajeto em 35 minutos.

O Jojup’s de 2011 foi a primeira competição em que Bruno participou. Desde então, não parou de treinar e conquistar medalhas. Nas Olimpíadas Escolares deste ano, realizada em setembro em Poços de Caldas (MG), o atleta foi ouro na prova de circuito e bronze no contra-relógio.

Os campeões na categoria B (15 e 16 anos) foram Talita Oliveira, de Ponta Grossa, e Felipe Linhares, de Foz do Iguaçu. Na categoria B, foram 34 ciclistas participantes, sendo 21 no masculino, realizando cinco voltas, 13 no feminino, com total de três voltas.

Na categoria A, quem conquistou a medalha de ouro foram os atletas Aline dos Santos Matheus, de Campo Mourão, e Jackson José Lacerda, de Ponta Grossa. Aline não sentiu muitas dificuldades no percurso. A prova estava difícil somente no começo até esquentar, disse a ciclista.

PARCERIA - Mesmo sendo adversária de provas, a atleta medalha de ouro Aline e a vice-campeã Dayane Caroline Kotz Inhoatto, de Marechal Cândido Rondon, têm uma recente história de parceria nas competições.

As atletas vêm se revezando em pódios nos últimos campeonatos. Nos Jojup’s de 2011, Aline ficou com o vice nas provas que competiu (cross country, circuito e contra-relógio) e Daiane ganhou a medalha de bronze também nas três provas.

No Campeonato Paranaense de Ciclismo Júnior desde ano, a atleta Daiane conquistou a primeira colocação geral e Aline ficou em segundo lugar. Daiane destaca que a amizade e parceria contribuem para um resultado positivo as competições.

A Fase Final dos 26º Jogos da Juventude do Paraná é realizada pelo Governo do Paraná, através da Secretaria do Esporte, em parceria com a prefeitura de São José dos Pinhais e patrocínio da Renault.

Medalhistas da prova cross country:

Categoria A

Feminino

1º Aline dos Santos Mateus - Campo Mourão

2º Dayane Caroline Kotz Inhoatto - Marechal Cândido Rondon

3º Fernanda da Silva Romano - Rolândia

Masculino

1º Jackson José Lacerda - Ponta Grossa

2º Marcos Augusto Libardi-– Maringá

3º Pedro Paulo Monteiro Tonial - Paranavaí

Categoria B

Feminino

1º Talita da Luz de Oliveira - Ponta Grossa

2º Bianca Ramão Gonçalvez - Foz do Iguaçu

3º Ana Paula Casetta - Maringá

Masculino

1º Felipe Linhares - Foz do Iguaçu

2º Lincon Silva - Guarapuava

3º Paulo Júnior - Guarapuava

Categoria C

Feminino

1º Luana de Souza - Rolândia

2º Jenifer Pereira - Londrina

3º Esther Cruz - Maringá

Masculino

1º Bruno Galvão - Maringá

2º Pablo Lion - Foz do Iguaçu

3º Thalys Silva - Foz do Iguaçu

Publicidade

Plantão de Notícias

Mais notícias

DESTAQUES DOS EDITORES