Cesar Brustolin/SMCS

Curitiba passará a contar com mais uma ferramenta de auxílio ao atendimento de situações de emergência e de desastres naturais. Nesta quinta-feira (11/10) foi lançada a Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba. A solenidade foi no Salão de Atos do Parque Barigui.

Integrada, a rede terá a participação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, Defesa Civil Estadual e dos municípios da região metropolitana, Corpo de Bombeiros, além de radioamadores de Curitiba.

“É uma ferramenta muito importante para troca de informações. Em algumas situações de emergência outros meios de comunicação podem falhar, como celular, internet ou telefone fixo mesmo. Mesmo em situações extremas, o radioamador continua funcionando”, explicou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

Até o final deste ano a Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba será estruturada. Cada Administração Regional da cidade terá um representante. Em Curitiba, existem cerca de 600 radioamadores ativos. No Paraná inteiro são 4 mil pessoas que operam nas frequências de radioamador.

“Vamos conseguir fazer simulados sobre prevenção de desastres e primeiros socorros com vários bairros de Curitiba ao mesmo tempo. A Defesa Civil também vai conseguir capacitar os radioamadores de Curitiba sobre atendimentos de emergência”, disse Nelson Ribeiro.

A Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão (LABRE) e a Rede Estadual de Emergências de Radioamadores (REER) também vão integrar a Rede Municipal de Emergência de Radioamadores de Curitiba.

Presenças

Também participaram do lançamento da rede o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, o superintendente da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Júnior, o presidente da LABRE, Noel Lavoratti, o coordenador regional da REER Curitiba, Fábio de Oliveira Converso, e o vereador Mauro Bobato.