SMCS

A tão esperada chuva que chegou a Curitiba nesta semana já registra estragos em alguns pontos da cidade. De acordo com as informações da Defesa Civil, a chuva desta madrugada foi acompanhada de rajadas de vento de agé 49,4 quilômetros por hora (km/h) conforme registro do Simepar. Esse vento derrubou árvores nos bairros Novo Mundo, Vista Alegre e Bacacheri.

O balanço até as 6h20 deste sábado, 15 de agosto, apontava o registro de três solicitações de ocorrências com quedas de árvores e bloqueio de passagem em trechos das ruas Laudelino Ferreira Lopes (Novo Mundo), Rua Arthur Leinig (Vista Alegre) e Rua Eduardo Geronasso, no Bacacheri. Não houve registro de feridos, desalojados ou desabrigados.

Durante a madrugada foram registrados o acumulo de 8,2mm de chuva registrados pelo CEMADEN. Ainda segundo o Simepar, a previsão de chuva para o dia de hoje é de 9,1 mm.

Central 156

O cidadão que precisar comunicar a Prefeitura sobre a queda de árvores deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão, pelo site (www.central156.org.br) ou pelo aplicativo do serviço. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.
Evite sair de casa

Enquanto estiver chovendo, a orientação da Defesa Civil é que se evite sair de casa. Se a pessoa já estiver na rua, deve evitar se abrigar embaixo de árvores e de estruturas metálicas, estando a pé ou de carro. Debaixo de chuva, o motorista deve redobrar a atenção e reduzir a velocidade.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 e, também, pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193) e pela Copel.