Rodrigo Félix Leal – Ratinho Jr: “Início é desafio”

O governo Ratinho Júnior chega aos 100 dias com aprovação de 78,4% do eleitorado paranaense, segundo levantamento da Paraná Pesquisas divulgado ontem. Segundo o instituto, o índice de eleitores que desaprovam a atual gestão é de 15,3% e outros 6,3% não souberam ou não quiseram opinar. O índice de aprovação de Ratinho Júnior é superior à votação obtida nas eleições de 2018, quando ele venceu a disputa pelo governo no primeiro turno com quase 60% dos votos válidos.
Ainda de acordo com a pesquisa, encomendada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) 15,9% dos entrevistados consideram a administração ótima, e 43,6% boa. Outros 26,2% avaliaram a gestão como regular, 6,7% como ruim e 4,3% péssima. O levantamento ouviu 2.508 entrevistados entre os dias 31 de março e 5 de abril e tem margem de erro de 2%.
Segundo o levantamento, para 42,4%, a gestão de Ratinho Jr está melhor do que o esperado. Para 7,3% está pior. E 44,3% respoderam “igual”, ou seja, que ele está dentro das expectativas. Outros 6% não souberam ou não quiseram responder.
Estratificação – A aprovação de Ratinho Júnior é praticamente igual entre homens (78,2%) e mulheres (78,6%). Os índices de desaprovação também variam pouco em relação a gênero: 15,6% dos homens desaprovam a atual administração, assim como 15,1% das mulheres.
Em relação à faixa etária, o governo tem 80,3% de aprovação entre os eleitores com idade de 25 a 34 anos. Já a desaprovação atinge 22,1% entre os mais jovens (16 a 24 anos).
Em relação a escolaridade, a aprovação é maior entre os eleitores com ensino fundamental (79,9%), e a desaprovação tem seu maior índice entre os com ensino superior (17,4%).
Quando se considera a renda, Ratinho Jr tem maior aprovação entre as classes A e B (81,1%). A rejeição fica em 16,9% entre as classes C, D e E.
Ranking – O Paraná foi o sétimo estado brasileiro em que a Paraná Pesquisas realizou levantamentos de avaliação das administrações federais e estaduais neste período, quando os novos governos estão prestes a completar 100 dias. Também foram feitas pesquisas em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Rio de Janeiro – nesse último, os resultados serão divulgados ao público apenas na próxima semana. Segundo o instituto, entre todos esses estados, Ratinho Júnior teve o melhor desempenho entre todos os governadores analisados.
Balanço – Pelas redes sociais, o governador comentou o resultado. “Obrigado Paraná! O meu compromisso de tornar o nosso Estado cada vez mais inovador continua firmado, este é só o começo de um grande trabalho que faremos juntos”, afirmou ele.
O governador também reconheceu as dificuldades do início de administração. “Todo início de governo é um desafio muito grande porque você tem que muitas das coisas você pega a bicicleta andando e você tem que montar em cima dela. Mas eu acredito que a equipe conseguiu fazer toda uma organização. Muitas das coisas a gente, obviamente, vai acertando ao longo dos dias”, considerou.
Ratinho Jr disse que deve apresentar, nos próximos dias, um balanço das ações de sua administração até agora. E anunciou dados positivos da área de segurança. “Só em Curitiba os homicídios caíram 37%, uma queda, talvez a maior do Brasil”, explicou.

Presidência
Bolsonaro tem melhor índice no Paraná
O levantamento da Paraná Pesquisas divulgado ontem também mostra que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem no Estado a melhor avaliação entre as unidades da federação pesquisados pelo instituto. Entre os paranaenses, Bolsonaro tem aprovação de 64% do eleitorado. De acordo com o instituto, os eleitores do Estado que desaprovam a administração de Bolsonaro é de 30,5% e outros 5,5% não souberam ou não quiseram opinar.
Além do Paraná, o instituto fez levantamentos sobre a avaliação da administração federal São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco e
Rio de Janeiro. Segundo a Paraná Pesquisas, entre todos esses estados, o Paraná é o que dá a melhor avaliação ao governo Bolsonaro
Ainda de acordo com a pesquisa, 12,3% dos entrevistados consideram a gestão do presidente ótima, e 33,5% boa. Outros 29,5% avaliaram a gestão como regular, 9,6% como ruim e 12,6% péssima.
O instituto também perguntou sobre as expectativas em relação à administração de Bolsonaro. Para 31,2% dos entrevistados, a gestão do presidente está melhor do que o esperado. Para 16,7% está pior. Outros 47,4% consideram que o desempenho do presidente é “igual”, ou seja, está dentro das expectativas, e 4,7% não souberam ou não quiseram responder.
Eleito no segundo turno, Bolsonaro teve 68,43% dos votos válidos no estado, contra 31,57% de Fernando Haddad (PT).