Reprodução/Twitter/Real Madrid – Zidane é anunciado pelo Real Madrid

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Menos de um ano após anunciar sua saída do Real Madrid, o técnico francês Zinédine Zidane retorna para o clube merengue, na vaga que era ocupada por Santiago Solari, demitido na tarde desta segunda-feira (11).

Desta vez, no entanto, o tricampeão da Liga dos Campeões como treinador do clube terá um cenário totalmente diferente daquele de quando deixou a equipe. O time madrileno se encontra em má fase no Espanhol, eliminado da Champions e sem Cristiano Ronaldo, principal estrela sob seu comando no passado.

Para substituir o ídolo francês, o Real Madrid apostou no espanhol Julen Lopetegui, que iria dirigir a seleção da Espanha na Copa do Mundo, mas acabou demitido por fechar contrato com o clube. No entanto, os resultados não vieram, e uma goleada para o Barcelona por 5 a 1, em outubro, decretou sua saída.

Solari, que dirigia a equipe B, assumiu de forma interina. Os resultados melhoraram. O time chegou a ter uma sequência de quatro vitórias -duas pelo Campeonato Espanhol, uma pela Copa do Rei e outra pela Liga dos Campeões-, o que fez com o que a permanência do argentino fosse defendida pelos atletas do elenco. Com isso, a direção madridista efetivou-o, com contrato até 30 de junho de 2021.

Mas 2019 não tem sido um ano muito bom para o maior vencedor da Liga dos Campeões, com 13 títulos. Além de ter sido eliminado nas oitavas de final da competição europeia pelo Ajax (HOL), o clube vem de duas derrotas consecutivas recentes para o Barcelona, no Santiago Bernabéu, em menos uma semana -pela Copa do Rei e pelo Espanhol.

Apesar de ter goleado o Valladolid por 4 a 1 pela liga espanhola no último domingo (10), o time ocupa apenas a terceira posição na tabela, com 51 pontos, 12 a menos que o arquirrival Barcelona, líder e com grandes chances de ficar com o título.

Sob o comando de Solari, o Real Madrid fez 32 jogos. Venceu 22, empatou 2 e perdeu 8. Um aproveitamento de 71% dos pontos em disputa, maior do que o de Lopetegui, seu antecessor, que de 14 jogos venceu 6, empatou 2 e perdeu 6 (48%).

Zidane volta ao clube ostentando números maiores que os de seus dois antecessores. Em 149 jogos como técnico da equipe, o francês obteve 104 vitórias, 29 empates e 16 derrotas. Um aproveitamento de 76%. Além dos três títulos da Liga dos Campeões, o treinador levou o Real Madrid às conquistas do Espanhol (2016-2017) e de dois Mundiais de Clubes (2016 e 2017).