Arquivo Bem Paraná/Franklin de Freitas – O volante Xaves em treino do Paraná Clube

O Araucária Esporte Clube, da Região Metropolitana de Curitiba, terminou em último lugar no Campeonato Paranaense da 2ª divisão. Com o resultado, foi rebaixado para a terceira divisão estadual.

O elenco do Araucária conta com cinco jogadores que já atuaram pelo Paraná Clube.

Um deles ainda pertence ao Paraná Clube e atuou por empréstimo na competição estadual: o centroavante Ruan, 21 anos. Ele chegou na reta final, jogou em cinco rodadas (todas como titular) e não marcou gols.

A lista de jogadores ex-Paraná Clube no elenco do Araucária inclui os volantes Luiz Henrique Camargo (34 anos) e Xaves (35 anos), o zagueiro/volante João Antônio (29 anos) e o zagueiro Leandro Silva (35 anos).

Camargo chegou ao Paraná em 2009 e foi titular da equipe até 2011, quando acabou negociado com o Houston Dynamo, dos Estados Unidos. Depois rodou por JMalucelli, Oeste e Rio Branco-PR, além do futebol amador de Curitiba (Trieste).

Xaves foi revelado nas categorias de base do Paraná Clube e atuou como titular (sete jogos) na histórica campanha da Copa Libertadores de 2007. Depois, foi contratado pelo Atlético-MG.

João Antônio surgiu nas categorias de base do Athletico e chegou ao Paraná Clube em 2013. Atuou apenas em nove partidas e deixou o clube em 2014. Depois, rodou por clubes que disputam a segunda divisão do Paraná e do Rio Grande do Sul.

Leandro Silva se destacou no JMalucelli no Paranaense de 2008. Em seguida, acabou contratado pelo Paraná Clube para a Série B. Atuou em 15 rodadas. Voltou ao clube em 2009 e também em 2016, somando mais 38 partidas pelo Tricolor da Vila Capanema. Em 2010, foi contratado pelo Athletico e, em 2015, pelo Coritiba.

Outro jogador do Araucária com passagem pelo Athletico é o zagueiro Alex Fraga, 35 anos. Ele foi lançando no profissional do clube rubro-negro pelo técnico alemão Lothar Matthaus, em 2006. Ficou no clube da Arena da Baixada até 2010. Em seguida, atuou por seis temporadas pelo JMalucelli.

EXPLICAÇÕES
O site O Popular publicou as explicações da diretoria do clube para o rebaixamento. Entre elas, estão a crise financeira provocada pela pandemia, falta de tempo para treinamentos, desgaste com deslocamentos (por não ter estádio próprio) e falta de experiência do clube na competição.

O clube foi fundado em 2018 e estreou no futebol profissional em 2019, quando terminou em 3º lugar na 3ª divisão do Paranaense. Em 2020, disputou a segunda divisão por desistência do Foz. Caiu na semifinal, eliminado pelo Maringá.

Em 2021, somou uma vitória, dois empates e seis derrotas na 2ª divisão, terminando em último lugar.

A final da 2ª divisão estadual começa a ser disputada nesta quarta-feira, entre Sãojoseense, de São José dos Pinhais, e União Beltrão, de Francisco Beltrão. Os dois clubes já garantiram o acesso à primeira divisão de 2022.