Em palestra no 1º Fórum Empresarial JValério

O 1º Fórum Empresarial JValério Fundação Dom Cabral realizado em Curitiba teve o Novo Contexto Brasileiro como temática. De acordo com especialistas e autoridades convidadas para o debate, o cenário é propício para retomada do crescimento, que deve ser impulsionado a partir de novos investimentos, reformas estruturantes e confiança do consumidor.

Índice de confiança do consumidor e estimativas do 1º ano de governo
Conduzida pelo ex-diretor de Política Econômica do Banco Mundial e também professor da FDC, Carlos Primo Braga, a palestra “O Futuro da Economia Brasileira” apresentou dados detalhados da economia brasileira, destacando o índice de confiança do consumidor e traçando estimativas para o primeiro ano do governo Bolsonaro, que com apoio expressivo, pode emplacar mudanças econômicas decisivas. “Neste momento a torcida é grande, mas os riscos são elevados”, comentou.

Cenário brasileiro tão otimista quanto incerto
Para o palestrante, o mercado vive com o governo um período que ele denomina de “lua de mel”: tempo esperançoso, típico do início do mandato. Contudo, apesar de otimista, a expectativa sobre Jair Bolsonaro é a pior desde 1989, quando comparada com outros presidentes eleitos. Esse paradoxo entre expectativas a lenta recuperação brasileira faz o cenário brasileiro tão otimista quanto incerto. Para a melhoria de estimativas, é preciso a retomada da confiança – tanto interna quanto externa – e esta, segundo Braga,  depende da aprovação de reformas estruturais.

Falta de consenso entre parlamentares
Tomando a agenda reformista como prioritária para ajuste fiscal, Braga comentou ainda sobre a dificuldade de encontrar consenso entre os parlamentares. “Vai ser uma disputa partidária fatiada pelos grupos de interesse envolvidos: não é fácil obter apoio popular para uma reforma dessa magnitude”, concluiu.

As rápidas mudanças e disrupturas através da tecnologia
Sobre o mercado internacional, o professor destacou a rápida mudança do centro da gravidade econômica, a desaceleração da economia global, tendências protecionistas, choques geopolíticos, as disrupturas ocasionadas pela tecnologia e o crescimento exponencial da China. O destaque conquistado pelo gigante asiático é uma tendência que deve continuar e ser seguido pela vizinha Índia. Créditos e parceria: Ester Athanásio/ DePropósito Comunicação de Causas. 

Curitibanos na festa do Mustang nos Estados Unidos
No próximo mês de abril, um casal de empresários de Curitiba parte para uma grande aventura pelas estradas dos Estados Unidos. A bordo de um Mustang conversível o casal Maurício Sebastiany e Vanessa Lombardi irá viajar por mais de 4.000 km para participar da festa oficial de comemoração dos 55 anos do Mustang. A Ford Americana está organizando o evento em Charlotte, na Carolina do Norte e a viagem começa dia 11 de abril. Acompanhe por aqui todos os detalhes desta viagem inesquecível. Contatos com o casal: Mustang 55anos@mustangbrazil Mauricio e Vanessa.


Curtas:

  • A tecnologia e o RH nas organizações. Evento promovido pela ABRH-PR, GPTW PR e Universidade Positivo debate os desafios dos profissionais de Recursos Humanos na era digital.Acontecerá nesta quinta-feira (26) o evento “O RH e o Mundo Digital – O novo papel do ser humano”, das 17h às 20h, na sala de Eventos do prédio da Pós-Graduação da Universidade Positivo.link:https://conteudo.gptw.com.br/mundo-digital-evento-pr.
  • Grand Hotel Rayon: 26 anos de história e tradição na hotelaria. Hotel curitibano festeja sua trajetória oferecendo 26% off em suas diárias. Um dos mais tradicionais nomes da hotelaria paranaense celebra seus 26 anos no dia do aniversário de Curitiba (29 de março). Referência em sofisticação, requinte, conforto, charme e estilo para receber bem na capital paranaense, o Grand Hotel Rayon ainda comemora seu primeiro ano após a reabertura sob o comando da família Borcath.
  • O Instituto Brasileiro de Executivo de Finanças do Paraná (IBEF-PR) elegeu a nova diretoria para o biênio 2019/2021. Claudio Enrique Lubascher foi reeleito presidente da entidade e escolheu Janete Anelli como a mais nova vice-presidente de expansão e novos projetos do IBEF-PR, a qual foi eleita para esta posição. Janete é Chief Financial Officer (CFO) do Grupo Itaeté com mais de 28 anos de experiência na reestruturação de empresas nacionais e multinacionais.
  • Curitibanos na festa do Mustang nos Estados Unidos: No próximo mês de abril, um casal de empresários de Curitiba parte para uma grande aventura pelas estradas dos Estados Unidos. A bordo de um Mustang conversível o casal Maurício Sebastiany e Vanessa Lombardi irá viajar por mais de 4.000 km para participar da festa oficial de comemoração dos 55 anos do Mustang. A Ford Americana está organizando o evento em Charlotte, na Carolina do Norte e a viagem começa dia 11 de abril. Acompanhe por aqui todos os detalhes desta viagem inesquecível. Contatos com o casal: Mustang 55anos@mustangbrazil Mauricio e Vanessa.

Frase:

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”.
(William Shakespeare)