Franklin de Freitas – Para ter argumentos e escrever um bom texto

 Os estudos para tirar uma boa nota na redação devem ser diferentes do que apenas a prática de um português culto e escrito corretamente. Você deve estar atento às atualidades para poder redigir um bom texto e não ser pego de surpresa sobre assuntos que nunca ouviu falar. Você sabe por que atualidades é um tema cobrado na redação? 

Redação para vestibular

A importância de manter-se atualizado sobre as atualidades
Por que me manter atualizado sobre as atualidades? 
A redação foge do padrão de pergunta sobre uma determinada matéria. Ela pode ser considerada multidisciplinar e envolve não apenas o que aprendemos no conteúdo programático mas também a nossa noção dos acontecimentos no Brasil e no mundo. 
Essa é a forma que vestibulares como a Fuvest, por exemplo, escolheram para avaliar a sua construção de coerência e raciocínio lógico. Além de solicitar que você tenha conhecimento de acontecimentos que vão além do que aprendemos dentro da sala de aula, você deverá estar antenado às notícias e fazer vínculos com o que aprendeu. 
Como estudar atualidades para o Vestibular? 
Fique de olho em jornais, revistas, internet, televisão e rádio para identificar assuntos que poderão se tornar relevantes para o vestibular. Anote os temas em um bloco de notas e faça um rascunho de redação sobre o assunto. 
É importante que você faça uma pesquisa sobre os assuntos que ouvir ou ler. Procure por diversas fontes para ter diferentes tipos de opiniões sobre o assunto. Outra ideia é ver entrevistas onde várias pessoas podem expor o que pensam. Lembre-se de pesquisar notícias do Brasil e do mundo!
Quais temas podem cair na Redação?
Muitas vezes, o tema da redação pode ser surpreendente para alunos que não se preparam e não acompanharam as atualidades. Procure saber mais sobre política, fatos recentes e história. Ao prestar o vestibular, você irá perceber que as atualidades não aparecem apenas na redação, mas também em matérias como história, geografia, língua portuguesa, entre outros.
Confira os 5 últimos temas de redação da Fuvest
A Fuvest é conhecida como o vestibular mais difícil do Brasil, sua proposta de redação pode ser muitas vezes uma surpresa para os alunos que esperam algo mais metódico. 
O envelhecimento Populacional (2017);
As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas? (2016);
“Camarotização” da sociedade brasileira (2015);
O envelhecimento populacional (2014);
Comércio 

Possíveis temas do Enem
Refugiados cada vez mais acuados por guerras
A crise de refugiados tem se agravado cada vez mais ao redor do mundo. As imagens dos migrantes que estão fugindo das guerras comovem as pessoas e destacam um problema evidente.
Urbanização e transporte
As questões que envolvem a vida nas grandes cidades e a mobilidade urbana também podem ser tema de discussão. Fique atento!
 Memória e patrimônio público
O papel da memória na formação da vida em sociedade assim como a importância do patrimônio público podem gerar grandes reflexões e conclusões nos dias de hoje.
 O que é cultura
Por se tratar de um termo bastante amplo, tome cuidado para analisá-lo sob diversos aspectos. Esse conceito é um dos mais básicos e relevantes da Sociologia.
 Democracia e seus desdobramentos
O conceito de democracia pode levantar diversas discussões, especialmente com os acontecimentos recentes no Brasil e no mundo. O que essa forma de governo pode trazer para uma sociedade pode gerar grandes debates.