Divulgação/Coritiba – Pablo Thomaz: reforço do time principal para o elenco sub-20

O time sub-20 do Coritiba estreia no Campeonato Brasileiro de Aspirantes, nessa sexta-feira (dia 16) às 15 horas, no Couto Pereira, contra o Corinthians, a partir das 15 horas. A competição é destinada a jogadores com menos de 23 anos, mas o regulamento permite a utilização quatro atletas acima dessa idade. Há também o limite de usar no máximo oito atletas sub-19.

A partida desta sexta-feira será transmitida pela CBF TV.

O técnico Ricardo Quandt, da equipe sub-20, ganhou dois reforços para a estreia: o ponta Guilherme Biro, 20 anos, e o centroavante Pablo Thomaz, 21 anos. Ambos estavam com a equipe principal, do técnico Jorginho. Outros nomes conhecidos do elenco sub-20 são os laterais Kazu, 20 anos, e Ângelo, 19 anos.

Na 1ª fase da competição, os 16 clubes participantes são divididos em dois grupos de oito times cada. Os do grupo A enfrentam os clubes do Grupo B. Os quatro primeiros de cada grupo avançam. Na 2ª fase, os clubes dos grupos C e D (oito no total) jogam entre si, dentro de cada grupo, em ida e volta. Os dois melhores de cada grupo disputam as semifinais, que serão jogadas em ida e volta. A final também será em dois jogos.

Depois de enfrentar o Corinthians, o sub-20 enfrenta o São Paulo, em 21 de outubro, pela segunda fase da Copa do Brasil. O próximo jogo pelo Brasileiro de Aspirantes será em 26 de outubro, contra o Red Bull Bragantino. As duas partidas serão em Curitiba.

HISTÓRIA
O Brasileirão de Aspirantes começou a ser disputado no formato atual em 2017. Naquele ano, o Internacional foi campeão. O Coritiba foi eliminado na primeira fase, após duas vitórias, um empate e uma derrota. Ficou em terceiro lugar do grupo, atrás de Inter e São Paulo.

Em 2018, o título ficou com o São Paulo, que eliminou o Coritiba nas semifinais. No total, o time paranaense somou seis vitórias, quatro empates e seis derrotas naquela edição.

Em 2019, o campeão foi o Internacional. O Coritiba caiu na primeira fase, ao terminar em 5º lugar entre os oito participantes do Grupo A. Terminou com quatro vitórias, um empate e três derrotas.