Carlos Poly/PMA

Conforme informações da Superintendência de Transporte Coletivo de Araucária, oito novos ônibus estarão, em breve, nas ruas para reforçar a frota dos ônibus do sistema local de transporte coletivo, o Triar. Esse número representa um acréscimo de 10% no número de ônibus. Além disso, uma readequação também vai proporcionar mais opção de horários em algumas das linhas mais movimentadas.

Sobre a readequação realizada, há poucos dias, a linha “Santa Regina” passou a contar com mais 11 horários ao longo do dia. Na próxima semana, outras linhas do Triar passarão a contar com mais opção de horário. Será implantada a linha ‘Planalto’ com um sentido para a Minas Gerais e outro sentido para o Gralha Azul. Cada um desses dois sentidos da linha ‘Planalto’ contará com mais 10 horários (em relação às atuais linhas ‘Minas Gerais’ e ‘Gralha Azul’ – os itinerários não mudam). No caso da linha Arvoredo, ela passará a operar durante todo o dia e não mais apenas em horário de pico.

Vantagens – Além de reduzir a tarifa dos ônibus do Triar por dois anos consecutivos, Araucária tem implantado gratuidade no transporte coletivo para diversos públicos. Essas gratuidades atendem a um público em geral e também a questões específicas de áreas como Educação, Cultura, Esporte e Assistência Social. Os ônibus das linhas locais contam com sinal de internet e o usuário pode fazer integração sem precisar ir a um dos terminais (mediante uso do cartão Triar). Para a Prefeitura, as melhorias no transporte público se justificam pelo caráter de serviço essencial e que tem impacto direto na qualidade de vida dos moradores e no desenvolvimento econômico e social.

Em Araucária, todos os usuários do transporte coletivo local (mediante uso do cartão Triar) têm gratuidade de tarifa aos domingos (Lei nº 3.154/2017). Os estudantes de escolas públicas do município (da educação infantil ao ensino médio – incluindo turmas de EJA e Ceebja) também contam com isenção de tarifa durante o turno de aula. Há isenção também para pais/responsáveis de estudantes de até 12 anos que levam as crianças para a aula.

Crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social que participam de programas da Secretaria Municipal de Assistência Social, integrantes da Banda Municipal de Araucária, alunos dos cursos e oficinas de artes da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, alunos/atletas dos programas esportivos da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e agentes comunitários de saúde também contam com isenção.