SkyTakes/Árvores Filmes

O Complexo Turístico Itaipu (CTI) vai retomar nesta quarta-feira (17), em dois horários (manhã e tarde), a visitação ao Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). A volta ocorre uma semana após a reabertura do Itaipu Panorâmica, passeio que percorre os pontos mais importantes da usina hidrelétrica. Todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus serão aplicadas, para garantir a segurança de funcionários e turistas. 

Os passeios ao Refúgio Biológico ocorrerão sempre de terça-feira a domingo, com saídas às 9h30 e 14h30. O número de vagas foi reduzido a 30%, obedecendo às recomendações das autoridades de saúde. Serão apenas 10 visitantes em cada passeio. Às segundas-feiras o espaço é fechado para manutenção técnica.

O roteiro é o mesmo de antes do fechamento do atrativo, com três horas de duração, incluindo caminhada em trilha de mata nativa e passagem pelo recinto dos animais, como a onça-pintada e a harpia. Toda a visita é guiada. Durante o percurso, o turista receberá informações detalhadas sobre a fauna e a flora locais e sobre o trabalho de Itaipu para recuperação da biodiversidade na região.

Depois da visita Panorâmica e do Refúgio Biológico, o próximo atrativo de Itaipu a voltar a receber turistas será o Ecomuseu, no dia 24 (próxima quarta-feira), das 10h às 17h. A Itaipu Iluminada tem previsão de retorno no dia 1º de julho, às 19h30. A partir desta data volta a ocorrer às sextas e aos sábados. O circuito interno na usina, Itaipu Especial, ainda não tem previsão de reinício.

Mais informações sobre passeios e reservas podem ser encontrados no site: www.turismoitaipu.com.br

Visita mais segura
O Complexo Turístico Itaipu adotou uma série de medidas de segurança sanitária para retomar a visitação, entre elas, a aquisição de robôs de desinfecção de áreas do circuito, tapete sanitizante, aferição de temperatura dos turistas, higienização dos ônibus a cada nova visita e colocação de álcool em gel em diversos pontos do CTI.
O protocolo de segurança para a visita ao Refúgio Biológico Bela Vista inclui:
– Obrigatório o uso de máscaras, mesmo em espaços abertos;
– Obrigatório passar pela barreira sanitária com: tapete sanitizante, álcool em gel e aferição de temperatura corporal;
– Caso o visitante apresente a temperatura maior ou igual a 37,8° ou sintomas gripais, pedir para o visitante aguardar e acionar a supervisão pelo rádio, que comunicará ao plantão coronavírus;
– Álcool em gel disponível em vários locais do atrativo, como: balcão de informações, banheiros, hall de entrada, bistrô, loja de souvenirs etc;
– Restrição aos bebedouros;
– Distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas;
– Utilização apenas da parte aberta dos ônibus mantendo o distanciamento entre as fileiras, ao final de cada visita, promovendo a limpeza e desinfecção dos veículos.