Gustavo Pontes/AEN

A Prefeitura de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, confirmou nesta segunda (22) que o prefeito do município Hissam Hussein Dehaini e a primeira-dama, Aline Dehaini, testaram positivo para a Covid-19.

Segundo informações da assessoria da Prefeitura, o prefeito havia testado negativo em outros exames, porém após confirmação da doença na mulher, ele fez um novo exame que deu resultado positivo para coronavírus. Os dois estão sem sintomas em isolamento domiciliar. 

Segundo boletim desta segunda (22), divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR), Araucária soma 238 casos e duas mortes por coronavírus. 

Novo decreto

A Prefeitura de Araucária publicou nesta segunda (22) no Diário Oficial do Município o decreto 34.674 com novas medidas para conter o avanço do Covid-19, que valem a partir desta terça (23) por pelo menos 14 dias. O novo decreto determina que o funcionamento e atendimento ao público do comércio em geral no município será de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas, de segunda a sexta-feira. Esses estabelecimentos não poderão funcionar aos sábados e domingos e fora dos horários determinados. 

No caso dos serviços de preparo e comércio de alimentos, tais como, restaurantes, pizzarias, ambulantes e congêneres, eles estão autorizados a funcionar e atender ao público todos os dias da semana, das 10 horas às 21 horas. Fora deste horário, é permitido somente na modalidade de “delivery” e “drive thru”; sem atendimento da população no local. Já os bares, lanchonetes e congêneres também devem funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 18 horas.

Os supermercados, mercados, mercearias e açougues, ficam autorizados ao funcionamento e atendimento ao público de segunda a sábado, das 10 horas às 21 horas. O decreto prevê a proibição do acesso de crianças menores de doze anos em supermercados. Outra proibição é a comercialização de bebidas alcoólicas após as 21 horas no município. As academias e estabelecimentos congêneres poderão funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h Às 18 horas. Elas ficam proibidas de realizar atividades em piscinas em qualquer dia e horário.

Fica suspensa a realização de missas e cultos religiosos presenciais aos sábados e domingos para evitar aglomerações e reduzir a transmissão e infecção pelo novo Coronavírus (COVID-19). Mas o decreto assegura a abertura das igrejas e dos templos religiosos para o funcionamento de assistência religiosa individual e atividades administrativas e ressalta que “as medidas previstas neste Decreto não impedem a realização de assistência religiosa coletiva por meio da internet e outros meios de tecnologia da informação, bem como missas e cultos drive-in”.

Conforme o novo decreto, a fiscalização do cumprimento dessas medidas ficará a cargo dos órgãos e entidades dotados de poder de polícia. Entre eles, estão: a vigilância sanitária, fiscais tributários, ambientais, posturas e edificações, guardas municipais e agente de fiscalização de estacionamento rotativo. órgãos de segurança estaduais também podem fiscalizar. O descumprimento das determinações pode acarretar em cassação do alvará de funcionamento pelo período que durar a pandemia.