Divulgação

O fim de semana na Região Metropolitana de Curitiba foi de muitas ações por conta da Covid-19. Em São José dos Pinhais, a Prefeitura interditou uma empresa depois que 48 funcionários testaram positivo para o novo coronavírus. Em Quatro Barras, a Prefeitura decretou lockdown na zona rural.

O prefeito de Quatro Barras, Angelo Andreatta, decretou na sexta-feira (29) “lockdown” em seis localidades da zona rural do município para prevenir o avanço de casos do novo coronavírus. Até o boletim de sexta-feira da Secretaria de Estado da Saúde, Quatro Barras tinha 15 casos confirmados de Covid-19, com um óbito.

O fechamento e bloqueio destas regiões é feito pela Guarda Municipal. O “lockdown” atinge as regiões do Palmitalzinho, Ribeirão do Tigre, Campininha, Rio do Meio, Estrada do Pocinho e Fazenda Lagoinha. No fim de semana, os agentes da Guarda Municipal, Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária e Defesa Civil iniciaram as sinalizações e bloqueios na área rural. Durante esse período, as pessoas só devem circular para necessidades essenciais como alimentos, medicamentos e trabalho. Às 22 horas, todos os moradores da área rural deverão permanecer em suas residências.

Na cidade, os serviços não essenciais deverão permanecer fechados. E as atividades essenciais deverão funcionar até as 17 horas. “Esta é uma das ações do Lockdown, para controle da disseminação da Covid19. Pedimos a todos que respeitem as normativas, evitando possíveis penalidades, e mais do que isso, contribuindo para a prevenção da saúde de todos”, disse a prefeitura de Quatro Barras, em nota.

São José dos Pinhais

No sábado, a Prefeitura de São José dos Pinhais interditou uma empresa localizada às margens da BR-376, no bairro Contenda, após diagnosticar com Covid-19 48 funcionários da empresa que presta serviço terceirizado à companhia de energia elétrica.

Com base no diagnóstico a Secretaria de Saúde realizou a notificação com todas as recomendações que a empresa deverá seguir nos próximos 14 dias. “A empresa deve separar as pessoas contaminadas das que não estão e todos os funcionários estão proibidos de deixar as dependências da empresa por qualquer motivo, a não ser para atendimento médico”, explicou o diretor do departamento Odevair Mathias.

Pinhais

A Prefeitura de Pinhais ampliou o horário de funcionamento de serviços não essenciais, que a partir de agora poderão funcionar das 10 às 20 horas, de segunda a sábado. O decreto com foi publicado na sexta-feira e também incluiu alguns serviços como essenciais: produção, distribuição e entrega, realizadas presencialmente ou por meio do comércio eletrônico, de produtos de saúde, higiene, alimentos e bebidas, inclusive restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos congêneres. Com a inclusão na categoria essenciais, estes serviços não terão mais restrição de horário.

Fazenda Rio Grande

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande publicou na sexta-feira o decreto que prorroga até o dia 30 de junho, as medidas restritivas dentro município em relação ao combate e prevenção à Covid-19. O Decreto também regulamenta o uso dos espaços públicos nos parques, porém, sem liberação de estacionamento e proibindo o uso das churrasqueiras. Mas o decreto também claro que novas medidas podem ser adotadas antecipadamente.