Outubro Rosa

Regional Pinheirinho faz ações para alertar sobre o câncer de mama

(Foto: SMCS)

A prevenção é a maior arma contra o câncer de mama. Esta foi a mensagem transmitida na manhã desta quinta-feira (14/10), no evento realizado na Rua da Cidadania do Pinheirinho alusivo ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização para câncer de mama, e mais recentemente, de colo de útero, no mundo todo.

Com boa música executada pela Banda Lyra, homenagens, distribuição de mudas de árvores frutíferas, aulões de ginástica e palestra, a mensagem foi transmitida para as mulheres e famílias que passavam pelo local, sobre a importância de se prevenir contra a doença.

“Muita gente deixou de ir ao médico por causa da pandemia do coronavírus. Mas agora é hora de retomar os cuidados, especialmente com o câncer de mama”, disse o administrador Reinaldo Boaron, que abriu o evento.


Mensagem no lápis
Como forma de reforçar a mensagem às mulheres assistidas por programas da Prefeitura, o núcleo da Fundação de Ação Social (FAS), está fazendo uma ação especial para este público.

“Nós estamos distribuindo um lápis com uma mensagem sobre o Outubro Rosa e, durante a coleta de dados para fazer o Cadastro Único nos Cras Novo Mundo e Pinheirinho, distribuímos informações sobre a importância dos exames preventivos”, explicou Karlin Lessmann, chefe do núcleo da FAS na Regional Pinheirinho.

Cuidado nunca é demais
O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Quando é feito diagnóstico precoce, a probabilidade de cura chega a 95%.

“Por isso temos a necessidade de sensibilizar as mulheres para que busquem atendimento”, disse a enfermeira Sara Rezende, da Secretaria Municipal de Saúde, que fez uma palestra abordando orientações sobre a saúde da mulher.

“Nós estamos aqui falando do assunto, do que se trata o câncer de mama e o câncer de colo de útero, porque quando a mulher compreende o problema ela vai buscar o cuidado”, garantiu.

Sara explicou que a maior incidência de câncer de mama ocorre na faixa etária de 40 a 49 anos.

“Mas existem os fatores de risco que precisam ser considerados. Se a mãe ou a avó, que são parentes de primeiro grau, tiveram câncer, a doença já está no histórico familiar e o fator de risco é muito maior”, alertou.

Estilo de vida e dieta
Outros pontos também devem ser considerados, como o estilo de vida, que vai desde o que se ingere na dieta alimentar, se é fumante, além dos aspectos da vida reprodutiva, uso de contraceptivos e entrada no climatério, período em que a mulher entra na fase da menopausa.

“Por isso é importante fazer os exames preventivos, ir até a unidade de saúde para fazer o exame citopatológico do colo do útero, fazer a mamografia e observar se houve alteração. Quando isso isso acontece, já promove a mudança da rotina para recuperar a saúde”, aconselhou a enfermeira.


Homenagens
Durante o evento, foi prestada homenagem aos servidores Jadir Galvão da Luz (Defesa Civil), Rose Sonntag (Guarda Municipal), Alexandra Dal Prá Luz (Unidade de Saúde Aurora) e Walkíria Miranda (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude - Smelj).

“Em nome desses servidores eu agradeço o empenho de toda a dedicada equipe da administração regional. Eu tenho certeza que daqui a um tempo nós vamos olhar para trás e ver que a nossa missão foi cumprida”, disse Reinaldo Boaron.

A chefe do núcleo da Secretaria de Educação, Rita Moro Zem, também foi parabenizada pelo Dia do Professor, que será comemorado nesta sexta-feira (15/10). “Plantamos nossa semente, a da esperança. Esta que nos move todo dia”, diz o trecho da dedicatória assinada pela secretaria Maria Sílvia Bacila.