A partir de novembro deste ano, 94 leitos do Hospital das Clínicas (HC) serão fechados por conta da falta de funcionários e o excesso de horas extras que os atuais profissionais da instituição estão submetidos.

O anuncio do fechamento dos leitos do HC foi feito neta terça-feira (15) pelo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel – o hospital é vinculado a instituição de ensino.

O HC conta com 457 leitos ao todo. Assim, a medida irá atingir 20% das vagas. Para que os leitos não sejam fechados, seria necessária a contratação de mais 400 profissionais – atualmente, 1.200 servidores e mais 900 profissionais contratado pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) trabalham no hospital.

No ano passado, o Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) já havia notificado o HC por conta das horas extras, e o hospital teve de se comprometer em reduzir o número de horas extras e em fazer as readequações trabalhistas necessárias.

Atualmente, 210 leitos do HC estão fechados, mas esse número cairá em novembro por conta de uma reestruturação das jornadas de trabalho, das escalas de plantão e na disposição dos funcionários, junto com parcerias com a Secretaria Municipal da Saúde – agora, a Prefeitura de Curitiba irá instalat dentro do hospital Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), ajudando na redução do déficit de funcionários.