Reitor da UEPG assume Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

O governador Beto Richa nomeou nesta terça-feira (20/08) o reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, para o cargo de secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Gomes substitui a Alípio Leal, que pediu exoneração no começo do mês.

Com a experiência como reitor, irei buscar parcerias e novos projetos para oferecer um ensino de melhor qualidade, principalmente no interior, onde temos 95% dos cursos, afirmou o João Carlos Gomes, que toma posse nesta quarta-feira.

Gomes afirmou que a orientação que recebeu do governador é trabalhar para manter as universidades do Estado entre as melhores do Brasil. O Paraná mantém sete universidades estaduais com 100 mil alunos. O nosso objetivo é dar continuidade ao grande trabalho da área. Temos uma estrutura grande e precisamos de união para manter a qualidade do nosso ensino, disse.

Autor de três livros e 54 artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, Gomes é natural de Santo Antônio da Platina e graduado em Odontologia pela UEPG (1978). É doutor em Dentística Restauradora, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desde 1979, integra o corpo docente do curso de Odontologia da UEPG e é reitor pela terceira vez. É acadêmico titular da Academia Brasileira de Odontologia e da Academia Paranaense de Odontologia.

Na condição de reitor da UEPG, foi eleito para a presidência da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), no período 2008 a 2010. Em 1997, desempenhou as funções de Secretário Municipal de Educação e de Planejamento de Ponta Grossa. No âmbito internacional, foi presidente da Associacion Latinoamericana de Operatória Dental y Biomateriales – ALODYB (2005-2006).