Reprodução

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Ricardo Marcelo Fonseca, se manifestou pela primeira vez nesta sexta (3) sobre o erro que acabou com a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam na lista de aprovados no vestibular  divulgada na última terça (31). Em vídeo, publicados nas redes sociais, ele lamentou o ocorrido e disse que os estudantes que tiveram a aprovação cancelada só poderão integrar os quadros da universidade por chamadas complementares.

“Demorei para fazer o pronunciamento, porque estávamos estudando todas as possibilidades para a integração destes alunos, mas depois de consultarmos a procuradoria institucional, jurídica e o Ministério da Educação percebmos que não poderemos criar vagas para estes 31 estudantes”, afirmou ele, em vídeo, publicado nas redes sociais da UFPR. ” Não temos como regulamentar essas vagas e no curso de medicina, onde 21 estudantes foram prejudicados, é proibida a criação de novas vagas desde 2018″. Um aluno de Odontologia, um Fisioterapia, um Biomedicina, um de Medicina Veterinária (Curitiba), 2 de Direito (Curitiba), 21 de Medicina (Curitiba) e 4 de Medicina (Toledo) comemoram a aprovação no vestibular na terça (31) e na quarta (1) foram informados que não passaram por causa do erro. 

O reitor disse que tem esperança de que o problema seja totalmente ou parcialmente resolvido com as chamadas complementares, embora no curso de Medicina seja necessário que 21 estudantes desistam para que haja a substituição, o que raramente acontece, por ser o curso mais disputado da instutuição . “Eu quero  externar o profundo lamento da gestão da universidade e da instituição pelo lastimável erro que fez com que  31 nomes de candidatos e candidatas tivessem sido inseridos na lista de vestibular e depois retirados. Quero apresentar o mais sincero pedido de desculpas a esses candidatos e candidatos, bem como a seus familares. Eu não tenho ideia do dissabor que cada um esteja sofrendo”, afirmou ele.  Uma Comissão de Sindicância foi instalada para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades.

A  UFPR anunciou na quarta-feira (1º) que houve um erro no resultado do vestibular 2021, cuja lista foi divulgada nesta terça-feira (31). Ainda nesta quarta, a instituição publicou a lista corrigida.

Veja a lista corrigida AQUI.

Segundo o Núcleo de concursos da UFPR, houve uma falha no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos – que foram deferidos após análise. A falha foi identificada após a divulgação da primeira lista. Com isso, houve a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados.

A íntegra da nota:

“A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Núcleo de Concursos (NC/UFPR), publicou na noite desta quarta-feira, 01/09/2021, uma versão retificada da lista de aprovados no Processo Seletivo 2020/2021.
A retificação foi necessária em virtude de uma falha ocorrida no processamento dos resultados, que fez com que deixassem de ser computados os ajustes nas notas de produção de texto decorrentes de recursos interpostos por candidatos e que, após a análise por parte da Banca Examinadora, foram deferidos.
A falha foi identificada logo após a divulgação da primeira lista, ainda na tarde de terça-feira (31/08/2021), tornando necessária a substituição de 31 dos 4.229 nomes que constavam nesta lista por outros que não estavam listados.
Essas 31 vagas estão distribuídas por sete cursos, do total de 127 ofertados pela UFPR, da seguinte forma:
– Odontologia, Fisioterapia, Biomedicina e Medicina Veterinária (Curitiba): 1 vaga em cada curso;
– Direito (manhã): 2 vagas;
– Medicina (Curitiba): 21 vagas;
– Medicina (Toledo): 4 vagas.
O NC/UFPR lamenta profundamente o ocorrido e reforça que se tratou de uma falha pontual que não afeta a idoneidade do Processo Seletivo e, tampouco, a integridade do sistema de processamento.
Chamadas Complementares e Matrículas
Cumpre ressaltar que, historicamente, a UFPR faz uma ou mais Chamadas Complementares para muitos dos cursos que oferece anualmente. Os candidatos devem ficar atentos a essas Chamadas Complementares, que abrirão a possibilidade de ingresso de mais alunos nos cursos em questão, bem como em todos os demais cursos da universidade.
A UFPR informa, ainda, que o prazo para o processo de envio de documentos para o registro acadêmico se estenderá até as 23h59min do dia 08/09/2021.
As informações sobre o desempenho individual dos candidatos também já estão disponíveis no site oficial do NC/UFPR.
A falha
No Processo Seletivo UFPR 2020/2021 que foi realizado em fase única, dos recursos referentes à prova de produção de textos, 467 foram deferidos, resultando no incremento na nota desses candidatos.
Para a incorporação desses incrementos às notas dos candidatos foi construído um programa capaz de rodar os ajustes preservando a integridade do banco de dados.
Antes da divulgação das notas finais de todos os candidatos o referido programa foi executado, verificando-se a sua integridade. O banco de dados foi, então, processado, desta feita, para incorporar as notas dos recursos deferidos. Entretanto, por uma falha no processamento, o comando commit não foi executado, fazendo com que o banco de dados retornasse ao seu estado anterior.
Lamentavelmente, esta falha somente foi percebida após a divulgação da lista de aprovados, momento em que, por medida de segurança, o NC/UFPR suspendeu os passos subsequentes do processo, tais como, a divulgação do desempenho individual e a abertura do processo de envio dos documentos para o registro acadêmico, até que se tivesse a certeza da ocorrência e da solução a ser implementada.
A UFPR informa aos candidatos e à comunidade que já determinou a instalação de Comissão de Sindicância para apurar todos os fatos e eventuais responsabilidades.
Curitiba, 1º de setembro de 2021.
NC/UFPR
Banca Examinadora”