Divulgação/Athletico.com.br/Miguel Locatelli – Renan Lodi

O lateral-esquerdo Renan Lodi, 21 anos, embarcou nessa terça-feira (dia 28) com o Athletico Paranaense para a Argentina. Na quinta-feira (dia 30), o clube vai enfrentar o River Plate, na segunda e decisiva partida da Recopa Sul-Americana, em Buenos Aires.

Em 15 de maio, Renan Lodi foi convocado para a seleção pré-olímpica para disputar o tradicional Torneio de Toulon, na França. Logo em seguida, o Athletico pediu a liberação do jogador para a disputa da Recopa. A confirmação da liberação do jogador veio nessa terça-feira (dia 28).

O período do Torneio de Toulon não faz parte das chamadas “datas Fifa”, quando os clubes são obrigados a ceder jogadores. No entanto, existia um acordo com a CBF para que cada clube cedesse um jogador.

Se o pedido não fosse aceito, Renan Lodi desfalcaria o Athletico contra River Plate, Fluminense (2 de junho, Arena), Palmeiras (8 de junho, São Paulo) e Goiás (13 de junho, Serra Dourada). Também perderia a partida de volta das oitavas da Copa do Brasil, contra o Fortaleza, na Arena, em 5 de junho.

OUTROS LIBERADOS
Além de Lodi, o zagueiro Gabriel e o meia Thiago Maia, ambos do Lille, da França, e o atacante Rodrygo, do Santos, também foram liberados pela CBF e não vão para o Torneio de Toulon. O Fluminense tentou liberar o centroavante Pedro, mas não conseguiu.

TORNEIO
A seleção pré-olímpica para o torneio Maurice Rivello, conhecido como Torneio de Toulon, tinha 22 jogadores com menos de 22 anos. Na Olimpíada de 2020, as seleções poderão usar jogadores sub-23. Agora, com os três cortes, são apenas 19 jogadores.

Os 19 convocados ficam com a seleção de 27 de maio a 15 de junho.

No torneio, a estreia do Brasil será contra a Guatemala, em 2 de junho. Depois, joga com a França no dia 5 e com o Catar no dia 8. Os primeiros colocados de cada chave, além do melhor segundo lugar, se classificam para a semifinal.

O Torneio de Toulon serve como preparação para o Pré-Olímpico de janeiro de 2020, que será disputado na Colômbia e distribui duas vagas para a Olimpíada de Tóquio 2020.

BRUNO GUIMARÃES
O volante Bruno Guimarães, 21 anos, do Athletico, é outro jogador no radar da seleção olímpica. No entanto, o acordo com a CBF era para ceder apenas um atleta por clube. O Corinthians é o único clube que teve dois convocados. O técnico André Jardine, da seleção olímpica, pretendia convocar Jean Pierre, do Grêmio, Bruno Guimarães, do Athletico, e Nonato, do Internacional, mas teve os nomes vetados pelos clubes.

A LISTA DOS CONVOCADOS
Goleiros
Lucão – Vasco da Gama
Lucas Perri – Crystal Palace (Inglaterra)
Ivan – Ponte Preta

Defensores
Murilo Paim – Cruzeiro
Adryelson – Sport Recife
Lyanco – Bologna (Itália)
Emerson – Real Betis (Espanha)
Guga – Atlético-MG
Iago Borduchi – Internacional

Meias
Douglas Luiz – Girona (Espanha)
Tabata – Portimonense (Portugal)
Wendel – Sporting (Portugal)
Mateus Vital – Corinthians
Matheus Henrique – Grêmio

Atacantes
Pedrinho – Corinthians
Matheus Cunha – RB Leipzig (Alemanha)
Antony – São Paulo
Pedro – Fluminense