Divulgação

Em assembleias, realizadas durante a semana, a maioria dos metalúrgicos da Renault, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, aprovou a proposta de redução de jornada com garantia de 100% do salário líquido.  Os pontos principais são a estabilidade de emprego e o complemento da montadora no valor pago pelo governo federal baseado na Medida Provisória 936. 

A redução de jornada inicialmente será de 50%, podendo chegar a 70%, conforme necessidade de cada fábrica e linha de produção. Já o prazo desta redução será inicialmente de 30 dias, começando no dia 18 deste mês, podendo ser prorrogado por mais 30 dias. Os dias de redução de jornada serão, preferencialmente, em dias próximos ao final de semana. O acordo negociado entre Sindicato dos Metalúrgicos a e empresa contempla os trabalhadores o chão de fábrica (MOD-Mão de Obra Direta) e os MOS´s (Mão de Obra Suporte), como por exemplo; analistas de projetos, manutenção, entre outros. 

Para adequar a produção à demanda de mercado, outra medida adotada é a não renovação e a antecipação do encerramento dos contratos por tempo determinado de 300 colaboradores. Entre as ofertas da empresa, está o pagamento de 100% do período faltante para o encerramento do contrato na rescisão, ou seja, o dobro do que prevê a lei, a extensão de plano médico por 3 meses para o titular e dependentes, a disponibilidade de um programa de orientação para a recolocação no mercado de trabalho, por meio de um serviço especializado e a possibilidade de participar de um banco de talentos para futuros processos seletivos da Renault.

A unidade brasileira da Renault emprega 7300 trabalhadores que produzem os modelos Sandero Stepway, Logan, Kwid, Duster, Oroch, Master e Captour. A fábrica ainda conta com uma unidade de motores e injeção de alumínio.