Franklin de Freitas – Athletico 1×1 FC Cascavel

O Athletico Paranaense empatou em 1 a 1 com o FC Cascavel, nessa quarta-feira (dia 1º), na Arena da Baixada, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Paranaense. A partida de volta está marcada para 8 de setembro (quarta-feira), em Cascavel. O time do Interior tem o mando de campo do segundo jogo por ter melhor campanha na soma de todas as fases anteriores. O gol como visitante não é critério de desempate. Em caso de empate na soma dos dois placares, a decisão será nos pênaltis. Quem vencer os duelos, enfrenta na final o Londrina, que eliminou o Operário na semifinal.

Clique aqui para ver as ATUAÇÕES — notas para os jogadores do Athletico.

Em relação ao desempenho, a partida dessa quarta-feira foi equilibrada e com raros ataques dos dois times. O Athletico só marcou aos 47 do 2º, em cruzamento de cobrança de falta de Jadson finalizado de cabeça por Erick. O FC Cascavel teve pênalti aos 48, cometido por Carlos Eduardo em William Simões. Robinho cobrou e converteu.

SÉRIE INVICTA
O FC Cascavel ampliou a maior série invicta do Brasil, considerando os 124 clubes que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. A última derrota (e única na temporada) foi em 15 de abril – 2 a 0 para o Avaí, em Florianópolis, pela Copa do Brasil. Já são 22 jogos sem perder (10 vitórias e 12 empates) do time comandado pelo técnico Tcheco.

ESCALAÇÃO DO ATHLETICO
O técnico António Oliveira não tinha Santos (seleção), Terans (seleção), Lucas Halter (lesão), Kawan (lesão), Bruno Leite (lesão), Matheus Babi (lesão), Lucas Fasson (não inscrito), Nicolás Hernández (não inscrito), Bissoli (não inscrito) e Pedro Rocha (não inscritos). O treinador decidiu poupar quase todos os titulares para o jogo de domingo, contra o Sport. A exceção era Thiago Heleno. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre, com Erick e Cittadini de volantes. A linha de três tinha Canesin (direita), Jaderson (esquerda) e Jadson (centro).

ESCALAÇÃO DO CASCAVEL
As baixas no Cascavel eram João Pedro, Orlando, Luiz, Bileu, Guilherme Biteco, Echeverría, Carlos Henrique e Vinicius Balotelli. O esquema tático era o 5-3-2.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo não teve chances de gol. Foram raras jogadas ofensivas com algum perigo. O FC Cascavel conseguiu anular quase todas as armas do adversário e mostrou alguma qualidade na saída de bola. No entanto, não teve espaços para atacar. O Athletico teve qualidade defensiva, mas quase não conseguiu construir quando teve a posse de bola. A única jogada que apresentou alguma efetividade foi o lançamento de Thiago Heleno, mas Khellven e Canesin desperdiçaram essas bolas longas.

SEGUNDO TEMPO
No intervalo, saiu Jaderson e entrou o ponta Carlos Eduardo. Os dois times avançaram a marcação e tentaram atrapalhar a saída de bola adversária. O jogo passou a ter mais jogadas ofensivas, mas o índice de precisão foi baixo. Aos 20, o Athletico fez três substituições, colocando o lateral Márcio Azevedo, o centroavante Mingotti e o meia João Pedro, 19 anos, que fez sua estreia como profissional. Aos 33, saiu Khellven e entrou o volante Juninho, 18 anos, que também estreou como profissional. Com a mudança, Erick passou para a lateral-direita e o 4-2-3-1 foi mantido. A principal chance do Athletico foi aos 37, em cobrança de falta de Jadson. Ele acertou o ângulo e o goleiro Ricardo fez grande defesa. O time da casa fez 1 a0 aos 47, em cruzamento de Jadson, de falta, e cabeceio de Erick. O FC Cascavel empatou em seguida. Carlos Eduardo cometeu pênalti em William Simões. Robinho cobrou e converteu.

ATHLETICO 1×1 FC CASCAVEL
Athletico: Anderson; Khellven (Juninho), Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Nicolas (Márcio Azevedo); Erick e Cittadini; Canesin (João Pedro), Jadson e Jaderson (Carlos Eduardo); Renato Kayzer (Mingotti). Técnico: António Oliveira
FC Cascavel: Ricardo; Libano, Willian Gomes, Afonso, Lucas Oliveira e Wilian Simões; Duda (Giaretta), Robinho e Henrique Santos; Léo Itaperuna e Rogério (Douglas). Técnico: Tcheco
Gol: Erick (47-2º) e Robinho (50-2º)
Cartões amarelos: Afonso, Robinho (FCC).
Árbitro: Leonardo Sigari Zanon
Local: Arena da Baixada

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
4 – Kayzer fica livre na entrada da área, mas se atrapalha e acaba desarmado.
8 – Rogério cruza rasteiro. Zé Ivaldo corta mal e a bola vai em direção ao gol. Anderson defende.
34 – Cittadini rouba de Willian Gomes, invade a área e chuta cruzado, sobre o gol.
35 – Thiago Heleno lança. Khellven entra livre nas costas da defesa e cruza rasteiro. O goleiro corta.

Segundo tempo
7 – Falta na esquerda. Henrique Santos cruza para a área. Thiago Heleno tenta tirar, mas a bola sobra para Willian Gomes, que chuta para fora.
10 – Carlos Eduardo rouba no círculo central, avança e chuta de fora da área. A bola vai ao lado.
19 – Henrique Santos cruza da direita. Livre na pequena área, Rogerio cabeceia perto, sobre o gol.
34 – João Pedro cruza rasteiro. A defesa tenta tirar e manda contra o gol. Ricardo defende.
37 – Falta de média distância. Jadson bate no ângulo. Ricardo faz grande defesa.
41 – Robinho enfia. Itaperuna e Zé Ivaldo trombam na cara do gol. Erick salva na pequena área.
47 – Gol do Athletico. Falta na direita. Jadson cruza. Erick mergulha e toca de cabeça.
49 – Carlos Eduardo derruba William Simões na área. Pênalti.
50 – Gol do FC Cascavel. Robinho cobra e converte.