Franklin de Freitas – Restaurantes apostam numa quarta-feira movimentada

O Dia dos Namorados se aproxima e agita o comércio curitibano. Para os restaurantes, a data é das que mais traz movimento e garante faturamento aos estabelecimentos, que estão otimistas para esta quarta-feira (12). Segundo a seccional paranaense da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PR), a expectativa é que o movimento e o lucro decorrente da data romântica fique entre 5 e 10% acima do registrado no ano passado.

De acordo com Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Abrasel-PR, o último Dia das Mães, celebrado há cerca de um mês, ajuda a alimentar as boas expectativas dos empresários do ramo gastronômico.

“O Dia das Mães deste ano deu um crescimento de 10% em relação ao ano passado, então acreditamos que Dia dos Namorados pode ter crescimento de 5 a 10%. Então a expectativa é boa. Temos muitas opções e preços bons para todo mundo fazer algo diferente”, afirma Bartolomeu, apontando ainda que um levantamento feito pela Abrasel revela que o valor do jantar no Dia dos Namorados, por casal, gira entre R$ 120 e R$ 400.

A data, diz o diretor da Abrasel, é a terceira que mais movimenta o setor, atrás do Dia das Mães e do Dia dos Pais, respectivamente. “Só não fica na frente porque no Dia dos Namorados as pessoas ficam mais tempo no restaurante, então não tem uma rotatividade tão grande. Mas ainda assim chega a aumentar de 30 a 40% o movimento e o faturamento na comparação com um dia normal. Então é uma data muito boa”, diz.

Para alguns estabelecimentos, contudo, o Dia dos Namorados fica até na frente dessas outras datas em termos de rentabilidade. São os casos do C’La Vie, localizado no bairro Batel, e do Lagundri, no Centro. No C’La Vie, o jantar na data romântica contará com decoração especial, música ao vivo, uma taça de espumante para os casais brindarem e três opções de menu. “Até amanhã devemos esgotar as reservas. Dia dosNamorados é o melhor dia do ano. Como a data vai cair numa quarta-feira, noite que costuma ser fraca deve aumentar em até cinco vezes o faturamento”, comenta o empresário Rafael Zanetti.

Já no Lagundri, o empresário Marcelo Amaral comenta que trabalhará com técnicas indianas e fará um jantar diferente de outros anos, atendendo menos casais, mas sofisticando ao máximo o atendimento e oferecendo um cardápio mais elaborado. “É a data mais importante para a gente, disparado. O faturamento chega a triplicar”, diz Amaral.

Por que a escolha do dia 12 de junho?
Nos Estados Unidos, o que seria o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, quando comemora-se o “Valentine’s Day”, Dia de São Valentim. No Brasil, contudo, a data do romance, desde 1948, é 12 de junho. E isso graças ao publicitário João Doria, pai do atual governador de São Paulo.

Na época, Doria era dono da agência Standart Propaganda e foi contratado pela loja Exposição Clipper para ajudar a melhorar o resultado das vendas em junho, que sempre eram fracas. Inspirado no sucesso do Dia das Mães e no Dia de São Valentim, que conheceu em viagem ao exterior, resolveu criar o Dia dos Namorados. O dia 12 foi o eleito por ser a véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

Nas primeiras propagandas sobre a data, os slogans utilizados foram “Não é só com beijos que se prova o amor!” e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”. A campanha foi julgada a melhor do ano à época, e a partir do ano seguinte a data foi ganhando adesão de comerciantes de outros estados da federação.

Motéis com promoções especiais durante toda a semana
Além dos restaurantes, os motéis também encontram no Dia dos Namorados a data de maior movimento para o setor. E para que todos tenham a oportunidade de aproveitar uma noite especial ao lado daquele que ama, cinco motéis de Curitiba participarão da Love Week 2019, a Semana dos Namorados, na qual os estabelecimentos oferecem melhores pacote de estadia.

Da Capital, osm motéis Solemio, Você Que Sabe, Acqua, My Garden e Chavelle já estão na promoção. Aos interessados, basta acessar ao site www.loveweekbrasil.com.br, conferir os motéis participantes, preços e já fazer a reserva da melhor data e horário. O principal diferencial da reserva online é o pacote mínimo (pernoite é estendido a partir das 20h), no qual o casal tem incluso jantar e café da manhã.

Recentemente, inclusive, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) revelou que 71% do público que frequenta assiduamente os motéis e 85% dos visitantes ocasionais são casados ou namorados.

“Os casais fixos são os principais frequentadores dos motéis. E não apenas no Dia dos Namorados. Desmistificamos, assim, aquele pré-conceito de que a maioria dos frequentadores são provenientes de relacionamentos extraconjugais.

A verdade é que muitos consideram o motel o ambiente perfeito para comemorações especiais de um casal, como noite de núpcias e aniversários de casamento”, aponta Felipe Martinez, presidente da ABMotéis.

Curitiba terá ‘noite dos solteiros’ e ‘encontro de desnamorados’
Enquanto os casais fazem a programação para o Dias dos Namorados, o Choripan prepara a noite dos solteiros, com direito a santo casamenteiro. No dia 13 de junho (quinta-feira), o bar promove a Festa de Santo Antônio, nas unidades da Getúlio e Tapajós.

Para substituir o famoso bolo de Santo Antônio, o Choripan deu um upgrade na versão. Quem ainda não tem alguém para chamar de mozão, terá a chance de encontrar a miniatura do santinho que dá sorte ao amor dentro do queridinho churritos, que será cortesia da casa.

O Hauer Shopping, um dos endereços mais descolados e badalados de Curitiba, vai promover o “Encontro dos Desnamorados”. Durante o evento, marcado para amanhã, os homens e mulheres interessados em encontrar uma ótima companhia para o Dia dos Namorados irão usar um adesivo verde, mostrando que estão abertos para uma boa paquera.