Marcello Casal Jr/ABr

O  Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulga nesta terça (22) o resultado.  A inscirção terminou na última sexta-feira (18), às 23h59. Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a uma das 222 mil vagas para graduação em instituições federais e estaduais. No Paraná, as inscrições foram abertas em sete universidades públicas, com 10.206 vagas, em 35 cidades. Após a divulgação do resultado nesta terça-feira (22), os aprovados terão entre os dias 23 de fevereiro até 8 de março para a matricula. Chamadas complementares ocorrerão posteriormente.

As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar) ofertam 3.790 vagas. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai ofertar 2.024 vagas, em 110 cursos Na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) são 4.392 vagas nos 110 cursos de graduação

Essa foi uma das oportunidades de entrar no tão sonhado curso de graduação para Laura Valente, 23 anos, aluna do cursinho pré-vestibular Opus Master, do Colégio Stella Maris. Laura conquistou a nota 980 em redação e concorre a duas vagas pelo Sisu: medicina, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e odontologia, na Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Foi um ano de bastante preparação, tanto para o vestibular quanto para o Enem, não perdendo nenhuma aula e estudando até tarde. Estive presente em todas as aulas de revisão para aprimorar os erros que cometi nas edições de anteriores”, relata. Para quase gabaritar a redação, a estudante conta que o acompanhamento de conhecimentos gerais foi decisivo. “A dedicação foi grande, não só estudando estilos e estruturas textuais, mas também muita leitura de conhecimentos gerais para ter uma boa argumentação”, acrescenta.

Aline Marques, 17 anos, aluna do Colégio Acesso, também se destacou na prova de redação, com a nota de 980. A candidata para o curso de Medicina, na FURG, e em Nutrição na UFPR, pelo SISU, diz que a sua preparação foi baseada em simulados e redações semanais. “Sempre foi um sonho tirar uma boa nota na redação do Enem, por isso a determinação para alcançar esse sonho foi essencial. Escrever vários textos sobre temas diversos e corrigir meus erros foram as coisas mais importantes, além de fazer simulados e provas antigas para treinar”, descreve. Para participar do processo, o candidato precisou realizar o Enem em 2021 sem zerar a prova de redação. Cada curso tem a sua nota de corte dinâmica, de acordo com os inscritos, e que pode ser acompanhada no site do Sisu (www.sisu.mec.gov.br).
Os candidatos escolheram universidades públicas de todo o país para se candidatar. Só no ano passado, a edição 2021/2 do Sisu recebeu 697 mil inscrições. “Acho que o mais importante é acreditar em si, saber que com dedicação tudo é alcançado, e entender a importância de estar atento ao mundo para conseguir ter uma boa argumentação”, aconselha Laura.