Olhos

Retinoblastoma? Curitiba tem o único aparelho capaz de detectar esta e outras 17 doenças precocemente

(Foto: Divulgação )

Retinoblastoma é um tipo raro de câncer que afeta os olhos e pode ser diagnosticado nos recém-nascidos e tratado precocemente. No Paraná, um grupo de oftalmologistas acaba de lançar um movimento para prevenção da visão infantil que inclui um exame digital do olhinho, feito assim que o bebê nasce. Atualmente o bebê já faz 7 testes obrigatórios desde que chega ao mundo.

O Brasil registra anualmente cerca de 33 mil crianças com perda de visão no país, quase 1/3 desses problemas poderiam ser tratados se detectados previamente.

Um grupo de médicos oftalmologistas de Curitiba e região metropolitana está lançando, na capital paranaense, o programa Juntos Pela Visão Infantil Paraná. O objetivo é conscientizar toda a sociedade, como pediatras, pais e ONGs, sobre a importância de um diagnóstico ocular completo e precoce em recém-nascidos, tanto prematuros quanto nascidos a termo, ou seja, em partos feitos no tempo certo.

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o Brasil registra anualmente cerca de 33 mil crianças com perda de visão no país, quase 1/3 desses problemas poderiam ser tratados se detectados previamente.

O diagnóstico pode ser obtido através do Exame Digital do Olhinho, exame realizado por um retinógrafo de última geração (RetCam), que permite avaliar 130° do fundo do olho e, assim, detectar precocemente inúmeros problemas na visão dos bebês. O RetCam faz o diagnóstico de doenças oculares em recém-nascidos prematuros e em crianças de até 5 anos. No mundo inteiro, já foram realizados mais de 50 milhões de exames com o aparelho. Segundo o oftalmologista e diretor do Hospital de Olhos do Paraná, Dr. Carlos Augusto Moreira Junior, o objetivo é levar a tecnologia em prol da prevenção, garantindo saúde, qualidade de vida e bem-estar às crianças.

“O Exame Digital do Olhinho é uma realidade hoje em Curitiba, e isso se deu graças à união de oftalmologistas que acreditam na tecnologia e na inovação da medicina, além da adesão das principais maternidades e hospitais da região. Com o programa Juntos Pela Visão Infantil Paraná, pretendemos realizar o exame de forma preventiva”, ressaltou o médico.

Em Curitiba, o Exame Digital do Olhinho estará disponível no Hospital de Olhos do Paraná e nas principais maternidades. O exame pode ser realizado até os 5 anos, mas o ideal é que ele seja feito nos primeiros dias de vida do bebê, pois quanto antes diagnosticado o problema, maiores as chances de tratamento. Vale lembrar que este exame permite diagnosticar e documentar diversas doenças do fundo do olho.

Para agendar o exame é necessário ligar para o telefone (41) 3779-7444.

Cegueira infantil

Uma das doenças que mais preocupam pais e médicos neonatais é a Retinopatia da Prematuridade (ROP), principal causa de cegueira em recém-nascidos prematuros. Trata-se de um distúrbio ocular que afeta a retina principalmente de crianças prematuras. Ela destrói a estrutura ocular, impossibilitando que a imagem seja captada pelo olho e levada até o cérebro. Os pequenos vasos sanguíneos no fundo dos olhos (retina) do bebê prematuro crescem de maneira anormal. Em casos mais graves, o crescimento rápido e atípico dos vasos pode causar o descolamento da retina e a perda de visão.

“Ao realizar o Exame Digital do Olhinho, estamos prevenindo e garantindo a integridade da estrutura ocular do bebê. A ROP é uma doença que pode ser diagnosticada com eficácia”, afirmou o Dr. Moreira.

Em países como Estados Unidos e Índia, o RetCam é utilizado para avaliação e segmento da Retinopatia da Prematuridade (ROP) há mais de dez anos, tendo sido inclusive incluído na última classificação internacional da Retinopatia da Prematuridade (ROP).

Com o laudo preciso, através de fotografias de alta resolução, o oftalmologista responsável pode identificar até 18 doenças oculares, doenças essas que dificilmente seriam identificadas com o exame convencional do Teste do Reflexo Vermelho (exame para uma triagem inicial, simples e indolor, que utiliza um aparelho oftalmoscópio – uma espécie de "lanterninha" -, onde é observado o reflexo que vem das pupilas).

Diagnóstico preciso

O aparelho proporcionará aos oftalmologistas diagnósticos precisos, e aos pacientes tratamentos precoces. 67% das doenças genéticas têm componente ocular, por isso, essa tecnologia permitirá detectar patologias importantes precocemente, reduzindo, inclusive, a cegueira infantil.

O uso do RetCam proporciona ganhos adicionais se comparado com a oftalmoscopia. O campo de visão com a oftalmoscopia é de 30 graus, ao passo que com o RetCam esse valor aumenta para 130 graus. Esses ganhos traduzem-se em diagnósticos mais precoces e precisos, permitindo melhores resultados com o tratamento.

Vantagens do Exame do Olhinho Digital

As principais vantagens do Exame do Olhinho Digital são:

• detectar precocemente patologias importantes na visão infantil;

• visualizar e armazenar imagens digitais de forma confiável e reprodutível, auxiliando diagnósticos e tratamentos;

• mostrar as lesões do Zika Vírus, Sífilis e Toxoplasmose, ajudando a diminuir o impacto no desenvolvimento dos afetados;

• diagnosticar de forma segura a qualidade da visão da criança e, desta forma, preservar a vida dos pacientes.

Diferença entre Teste do Reflexo Vermelho e o Exame Digital do Olhinho

O Teste do Olhinho, ou do Reflexo Vermelho, é obrigatório por lei, e faz parte da triagem neonatal, devendo ser realizado ainda na maternidade em todos os recém-nascidos, antes da alta médica. Ele auxilia a detectar precocemente várias doenças oculares no bebê que podem comprometer sua visão.

Já o Exame Digital do Olhinho é um exame complementar, feito com um retinógrafo de última geração (RetCam) que faz o diagnóstico também de outras doenças que o Teste do Olhinho não consegue detectar, podendo ser realizado em prematuros, recém-nascidos e crianças de até 5 anos. O RetCam ajuda a identificar, inclusive, a Retinopatia da Prematuridade (ROP), principal causa de cegueira em recém-nascidos prematuros.

Certificações do Retcam

O equipamento Retcam tem a marcação CE (ou seja, indica que o fabricante preencheu os requisitos legais mínimos de seus produtos em relação à saúde e segurança de acordo com as Diretivas Europeias), e certificação da FDA (Food and Drug Administration, agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EstadosUnidos) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Médicos credenciados

Fazem parte do Programa Juntos Pela Visão Infantil Paraná os seguintes médicos:

Dr. Carlos Augusto Moreira Junior - CRM-PR 7823 PR

Dra. Luisa Moreira Hopker - CRM-PR 23701

Dr. Idior Saulo Zanoni - CRM-PR 20078

Dr. Sivonei José de Oliveira - CRM-PR 23781

Dr. André Dias Bianchi - CRM-PR 32961

Dra. Sueli Lima Teixeira - CRM-PR 15072

Dra. Dayane Cristine Issaho Ferenczy - CRM-PR 27045

Dr. Alexandre Grandinetti - CRM-PR 19607

SERVIÇO:

Juntos Pela Visão Infantil Paraná - Programa de conscientização sobre a importância de um diagnóstico ocular completo e precoce em recém-nascidos, tanto prematuros quanto nascidos a termo.

Site: https://www.juntospelavisaoinfantilpr.com.br/

Agendamento e informações sobre o exame: (41) 3779-7444