Divulgação

A retomada das obras no Madison Condomínio Clube, em Campo Largo, está movimentando a economia da cidade e região. A construção do empreendimento envolve, direta e indiretamente, cerca de 3 mil pessoas entre trabalhadores e fornecedores de diversas áreas, desde a construção civil até setores como alimentação e saúde. Atualmente, uma das preocupações da construtora, a Lyx Engenharia, é garantir o cumprimento dos protocolos de segurança exigidos pelas autoridades sanitárias devido à pandemia de coronavírus.

Considerado um dos maiores condomínios residenciais do munícipio, o Madison terá mais de 1,1 mil apartamentos e uma ampla estrutura de lazer. Localizado no bairro Itaqui, a apenas 3 quilômetros do centro, o empreendimento reúne moradia e áreas de lazer, esporte e entretenimento em um único endereço, um terreno de aproximadamente 80 mil metros quadrados.

De acordo com vice-presidente comercial da Lyx Engenharia, Paulo Antonio Kucher, obras no setor de construção civil envolvem uma grande cadeia produtiva. São cerca de 3 mil pessoas envolvidas, direta e indiretamente, desde a execução do projeto, fornecedores, prestadores de serviços e área comercial. “Além dos profissionais que estão todos os dias dando forma ao projeto, há milhares de outras trabalhadores e empresas se movimentando para dar suporte a esse tipo de estrutura”, explica

É o caso do empresário Rafael Serafin, dono de uma empresa de vigilância e monitoramento que presta serviços para a Lyx Engenharia. Com a retomada das atividades da construtora, ele vai criar pelo menos oito novos postos de trabalho. “Já estou fazendo a seleção dos profissionais para ampliar a equipe em breve”, comenta.

Distante a 30 quilômetros de Curitiba, Campo Largo está entre os municípios do Paraná com crescimento populacional acima da média na última década. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de Campo Largo foi de 17,5% entre 2010 e 2018, enquanto em todo o Paraná a média foi de 9,5% no mesmo período.

Com uma forte atividade industrial, Campo Largo ocupa o 15.º lugar no PIB do estado. Além da economia, a proximidade com a capital paranaense é uma das razões para o forte crescimento.

Kucher ressalta que as ofertas de oportunidades de trabalho e de negócios aliadas à qualidade de vida da cidade estão entre os principais atrativos do município. “Campo Largo é uma cidade que oferece uma ótima infraestrutura. Além de uma rede de serviços públicos consolidada, o município conta hoje com uma ampla variedade de comércios e serviços privados, atraindo investidores e facilitando a vida da população”, analisa.

A auxiliar de enfermagem Franciele Débora Pereira Demarco e seu marido, o motorista Adriano Bona Batista, compraram um apartamento no Madison para não depender mais de imóveis alugados. Segundo ela, as facilidades de pagamento e os inúmeros atrativos do empreendimento viabilizaram a realização de um sonho. “O condomínio é maravilhoso e as taxas são acessíveis, cabem no nosso orçamento. Estamos tendo a oportunidade de conquistar um imóvel próprio, um investimento”, afirma.

CUIDADOS COM A SAÚDE

Desde o início da pandemia de coronavírus, a rotina dos trabalhadores no setor da construção civil precisou passar por uma série de adaptações. O setor foi classificado na lista de serviços essenciais pelo Governo Federal, mas construtoras como a Lyx Engenharia precisaram adequar sua rotina para evitar riscos aos profissionais e manter o ritmo das atividades para garantir a continuidade das obras.

Para isso, técnicas de enfermagem estão atuando diretamente no monitoramento das condições clínicas dos trabalhadores e reforçando as orientações e cuidados com a saúde. “Implantamos todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias e não colocar os trabalhadores em risco”, pontua Kucher.

APARTAMENTOS

Os apartamentos do Madison se enquadram no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, com a vantagem de os moradores usufruírem as vantagens de um condomínio clube. O empreendimento está sendo construído em uma área de quase 80 mil metros quadrados e conta com mais de 40 áreas de lazer, entre elas piscinas, quadras poliesportivas, quadra de mini golf, salas de cinema, pet play, solários, redários, churrasqueiras, sala de jogos, praças, salas de música, espaços kids e outros.

SERVIÇO:

Madison Condomínio Clube

Endereço: Avenida dos Expedicionários, 1.145 – Bairro Itaqui, Campo Largo (PR).