Reprodução/Facebook PMRBS

A Prefeitura de Rio Branco do Sul, na Grande Curitiba, está entrando em contato com as pessoas que estiveram com o médico Jamal Munir Bark, nesta semana. O médico está internado na UTI do Hospital Marcelino Champagnat, na Capital, em estado grave, segundo o boletim desta tarde de sábado (21). bark está internado desde o dia 19.

Em nota nas redes sociais na sexta-feira (20), a Prefeitura orienta quem teve contato com o médico. “A Prefeitura está entrando em contato com todas as pessoas e pacientes que tiveram contato com ele (Jamir Bark) na última terça-feira (17). Todas devem ficar em isolamento social e caso venham a apresentar sintomas, não devem procurar o Hospital Municipal ou as Unidades de Saúde. A orientação é que entrem em contato pelo telefone 3603-1097 para receber orientações e atendimento”, diz a nota.

Bark também atendia na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Boqueirão. A superintendente executiva da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Beatriz Nadas garantiu que a UPA Boqueirão passou por uma desinfecção na tarde de sexta (20). “Sabemos que o vírus não fica no ar, portanto, com a desinfecção, a população pode ficar segura quando a unidade reabrir”, afirmou.  De acordo com ela, todos os funcionários e pacientes que tiveram contato com o médico estão de quarentena de sete dias e estão sendo monitorados pelos órgãos de saúde.  

Rio Branco do Sul decretou emergência na tarde da sexta. 

“Prefeito assinou esta tarde o Decreto nº 5.453/2020 que determina fechamento de:
I-casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares;
II – academias de ginástica;
III – casas e salões de eventos;
IV – clubes, associações recreativas e afins, áreas comuns, playground e salões de festas e academias em condomínios.
V – cultos e atividades religiosas que reúnam mais que 15 (quinze) pessoas;
VI – restaurantes, bares e lanchonetes”, diz a publicação.