No Brasil, o produtor Marco Mazzola anuncia que o braço no País do festival suíço, o Rio Montreux Jazz Festival, teve de adiar sua temporada. Um comunicado emitido pelas empresas realizadoras do festival, a Dream Factory e a MZA Music, de Mazzola, diz o seguinte: “Diante da gravidade no cenário mundial e no Brasil e em cumprimento às medidas preventivas do Ministério da Saúde diante da covid-19 (coronavírus), a organização do Rio Montreux Jazz Festival comunica o adiamento da segunda edição do evento, inicialmente prevista para o fim do mês de maio”. As novas datas serão entre 22 e 25 de outubro, no mesmo Píer Mauá. A programação, que estava prestes a ser anunciada, está sendo reconfirmada com cada artista para ver a viabilidade das datas. O comunicado diz ainda: “A Dream Factory e a MZA Music acreditam que não realizar o festival neste momento é pensar de maneira coletiva. A prioridade é a saúde de todos os envolvidos: público, equipe e artistas”.

Mazzola adianta que, a exemplo do que a sede de Montreux está fazendo, ele também quer começar a disponibilizar alguns títulos audiovisuais de shows que poderão ser vistos em casa. Os títulos e as datas devem ser anunciados em breve, em um cronograma pensado pela Mazzola Music.

Primeira edição. O Estado esteve na cobertura da primeira edição do Rio Montreux Jazz Festival, em 2019. O local, o Pier Mauá, se mostrou um acerto pelo acomodamento do line up e pelo charme de onde fica, às margens da Baía de Guanabara. Dois grandes galpões cobertos foram usados, um para grandes concentrações e outro para médias. Mazzola conseguiu reunir um time de grandeza, atraídos pela marca, Montreux, e pela cidade. Vieram, e fizeram grandes apresentações, o baixista Stanley Clark, o guitarrista Al Di Meola, o percussionista Paulinho da Costa, o multi-instrumentista Hermeto Pascoal, tocando com febre, mas arrasando, a cantora pop Corine Bailey Rae e outro grande guitarrista, Steve Vai.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.