Artes Plásticas

Ronald Simon realiza oficinas

O Museu Oscar Niemeyer realiza o amanhã Domingo + Arte amanhã com entrada gratuita das 10h às 18h. O público poderá participar de uma oficina livre de recorte e colagem com a Equipe da Ação Educativa, na sala de oficinas (subsolo).

Acontecerá ainda a oficina Construindo com formas e cores, ministrada pelo artista do acervo Ronald Simon. A oficina, com capacidade para até 60 pessoas, será realizada no subsolo, às 15h na quarta-feira. A técnica será elaboração de objeto bidimensional. Segundo Simon, a proposta da oficina é o contato com o público e o interesse no fazer, desejo que as pessoas se aproximem da arte, afirma.

Os visitantes ainda podem conhecer as exposições: MAC/MON- um diálogo, Olhar InComum: Japão Revisitado, Charif Benhelima, Polaroids: 1998-2012, Prêmio Objeto: Brasil, Moderna para Sempre, Nos pormenores um universo – Centenário de Vilanova Artigas, Obras sob guarda do MON, Histórias do acervo MON – em aberto, Museu em Construção, Cones, Espaço Niemeyer e Pátio das Esculturas. Ronald Yves Simon nasceu em Recife (PE), em 1947. Vive em Curitiba desde 1978. É licenciado em Desenho pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo (atual Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), e pós-graduado em Metodologia em Arte-Educação pela Faculdade de Artes do Paraná. Dentre as exposições coletivas de que participou, destaca-se Artistas Contemporâneos do Paraná, realizada em 1995, no Museu Guido Viaro. Dentre as individuais destaca-se a realizada no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em 1993, intitulada Ronald Simon: Pinturas. Suas obras pertencem a diversas coleções, como a da Galeria da Aliança Francesa de São Paulo, Museu de Arte Contemporânea do Paraná e Museu de Arte de Joinville (SC). Foi diretor do Centro Juvenil de Artes Plásticas, em Curitiba, de 1994 a 2002, e do Museu Alfredo Andersen — onde também atuou como professor do ateliê de arte. Desde 1991 é professor do departamento de artes plásticas da Faculdade de Artes do Paraná.