Divulgação/Atlanta United – Rossetto: novo clube tem estádio gigantesco

O volante Rossetto, 23 anos, divulgou mensagem de despedida para a torcida do Athletico Paranaense nessa segunda-feira (dia 3), logo após o clube confirmar a venda dele para o Atlanta United, dos Estados Unidos. O jogador teve seus direitos adquiridos pelo clube norte-americano e assinou contrato até dezembro de 2022. Os valores não foram divulgados.

Aos 23 anos, Rossetto chegou ao Furacão em 2010 para integrar as categorias de base. Desde a sua estreia como profissional, em 2015, o meio-campo entrou em campo 116 vezes e marcou nove gols com a camisa athleticana.

No Atlanta, Rossetto passa a fazer parte da uma ‘legião estrangeira’. O clube conta com 11 estrangeiros. Entre eles, está o ponta Gonzalo ‘Pity’ Martínez, 26 anos, ex-River Plate e com três jogos pela seleção argentina. Ele foi comprado por US$ 16 milhões pelo Atlanta em janeiro de 2019.

GOLEADOR
O artilheiro do time na última temporada foi o atacante venezuelano Josep Martínez, 26 anos, que marcou 28 gols em 32 jogos. Ele custou US$ 5 milhões ao clube norte-americano em 2017, quando veio do Torino, da Itália. Ele soma 12 gols em 54 jogos pela seleção da Venezuela.

LEGIÃO
Completam a lista de estrangeiros o zagueiro argentino Meza (29 anos, ex-San Lorenzo), o ponta brasileiro Luiz Fernando (22 anos, ex-Flamengo-SP), o lateral nigeriano Bello (18 anos), o zagueiro dinarmarquês Patrick Nielsen (23 anos), o lateral-direito argentino Franco Escobar (24 anos, ex-Newell´s), o volante argentino Remedi (24 anos, ex-Banfield), o lateral-direito inglês Anton Walkes (22 anos, ex-Tottenham), o meia inglês Mo Adams (Derby County) e o ponta argentino Ezequiel Barco (20 anos, ex-Independiente).

MURALHA
Entre os nascidos nos Estados Unidos, o destaque é o goleiro Brad Guzan, 35 anos, ex-Aston Villa (ING). Ele soma 64 jogos pela seleção norte-americana.

ESTRUTURA
O Atlanta, fundado em 2014, pertence ao empresário Arthur Blank, dono do Atlanta Falcons, da NFL. Os dois times compartilham o poderoso Mercedes-Benz Stadium, com capacidade para 72.035 torcedores. O Atlanta United teve a maior média de público da última Major League, com 52.510 pagantes por jogo. Como comparação, o Athletico Paranaense teve média de 15.114 no Brasileirão 2019.

Na última temporada, o Atlanta United terminou a fase classificatória em terceiro lugar. No mata-mata, os ‘playoffs’, o time caiu na semifinal. O campeão foi o Seattle Sounders, do uruguaio Lodeiro, do peruano Raul Ruidiaz, do espanhol Victor Rodriguez e do sueco Gustav Svenssson.

DESPEDIDA
Matheus Rossetto, 23 anos, divulgou mensagem de despedida para a torcida do Athletico:

“Nação Athleticana,

Depois de dez anos, chegou a hora de partir. Em 2010, quando deixei Palhoça, em Santa Catarina, rumo à Curitiba, era apenas uma criança cheia de sonhos. Como quase todos os brasileiros, tinha o sonho de me tornar um jogador de futebol profissional.

Encontrei no Athletico minha segunda família. Pessoas que trabalham dia a dia, incessantemente, para que a gente consiga realizar nosso melhor sonho e se transforme numa pessoa melhor.

Foram inúmeros títulos nas categorias de base. Em 2015, contra o Nacional, pelo Paranaense, fiz minha estreia pelo profissional sem acreditar que aquele sonho estava se realizando, quando na verdade estava apenas começando.

Com essa camisa conheci pessoas espetaculares, viajei o mundo e conquistei títulos, muitos deles que jamais serão esquecidos por mim e pelo torcedor athleticano. Dois estaduais, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil. Missão cumprida.

Hoje parto para um novo desafio. Saio pela porta da frente e com a cabeça erguida. Dei o meu melhor em cada treinamento, em cada jogo. Só posso agradecer tudo que o clube fez por mim e dizer que esse sentimento ficará para sempre no meu coração.

Obrigado por tudo, Athletico!

Matheus Rossetto”