Moradores do Hauer tem enfrentando sérios problemas no bairro com o roubo de fios elétricos e de cobre. Quem denuncia é o presidente do Conselho de Segurança (Conseg) do Hauer, Rodrigo Vidal. Segundo ele, os furtos são feitos por usuários de droga e os alvos são prédios públicos. “Em duas situações, a Unidade de Saúde do bairro interrompeu o atendimento os moradores por estar sem energia”, conta Vidal.

Ainda de acordo com o presidente do Conseg, os usuários roubam os fios para fazer fogueiras à noite e depois vender o cobre para comprar mais drogas. “Nós já procuramos as autoridades para tentar combater o problema na outra ponta, ou seja, descobrindo quem compra esse cobre roubado”, conta Vidal.

Há dois anos o problema era mais frequente na Linha Verde, quando os semáforos ficavam sem energia por causa dos roubos. Agora os furtos estão concentrados nas imediações da Unidade de Saúde e no posto do INSS, ambos na rua Waldemar Kost, e também na Marechal Floriano Peixoto.

Para tentar resolver o problema o Conseg já acionou a Polícia Militar e Civil, além da Guarda Municipal. “Pedimos também à prefeitura que intensifique a fiscalização junto as empresas que compram material reciclável”, diz. “A população também foi notificada para avisar às autoridades sempre que perceber o roubo de fiação”, finaliza.