Básico não precisa ser sem graça. É alicerce para um estilo bem composto. Sem ele, nada combina com nada, muitas roupas acabam tendo a vida útil reduzida, principalmente aquelas únicas, exclusivas, bafônicas, que todo mundo percebe quando você usa. O armário inteligente tem cerca de 80% de boas roupas neutras, que coordenam com tudo, vestem bem e são a sua cara. O restante é liberdade poética.

Difícil pensar em um dia em que não se use alguma peça desses 80% do seu armário. Elas são pau para toda obra, multiplicam-se em mil e ao sabor da sua imaginação. por isso é que devem ser escolhidas com carinho e usadas com cuidado, sem repetir fórmulas para que não virem uniforme. O melhor conselho é experimentar usar o mesmo de um jeito novo, renovar clássicos e ver seu estilo (e seu dinheiro) render a cada produção.

Uma camisa branca, por exemplo, pode ser usada com botões abertos, no na cintura, botões fechados. com as mangas arregaçadas, a gola levantada, com outra blusa por baixo, com uma blusa por cima, com casaco, virada de trás pra frente, como vestido, com cinto, com saia ou calça, com colar ou brinco, com pulseira ou relógio por cima da manga. Faça o mesmo exercício com a camisa jeans, ou a saia jeans, ou a calça preta, ou o blazer preto, a camiseta básica, a calça jeans. Não há limites para a criatividade. Com o tempo, você vai percebendo que pode fazer isso com tudo que tem e, assim, inventar moda a cada dia. Essa é a forma mais eficiente para desenvolver seu estilo. E precisa de dedicação e autoconhecimento.

Outra recomendação é investir em básicos de qualidade, com bom tecido, corte e modelagem, como se tivessem sido feitos para você. Isso faz com que durem mais, vistam melhor, tenham mais presença e ajudem a sofisticar seus looks. Prefira os tecidos mais naturais, compre roupas do seu tamanho ou mande ajustar, descarte o que não estiver mais em boas condições de uso.

Fotos: Reprodução Pinterest

Look sensual com a camisa branca de todo dia e macacão preto

Camisa branca vira até vestido, acompanhada de sandália de salto e gargantilha

Saia jeans em produção comportada e pronta para o calor

Saia jeans com camiseta listrada, tênis e bike

Junte camisa branca, saia jeans e saia causando por aí