SMCS

O sistema de transporte coletivo de Curitiba terá mais uma faixa exclusiva para a circulação de ônibus a partir desta quinta-feira, 28. Desta vez, a via será na Rua Alfredo Bufren, no Centro. A alteração começa na Alfredo Bufren, no cruzamento com a Rua Presidente Faria, e continua por uma extensão de 750 metros, ao longo dos quais a rua muda de nome e passa a se chamar Amintas de Barros. A faixa exclusiva termina no cruzamento com a Rua General Carneiro.

Com a Alfredo Bufren, Curitiba passa a ter sete trechos em ruas distintas para circulação exclusiva de ônibus, o que inclui o transporte metropolitano e ônibus de turismo, além de táxis com passageiros, conforme prevê o decreto municipal 472/2016.

Planejada para favorecer o transporte coletivo, a faixa exclusiva reduz o tempo de deslocamento aos passageiros. No caso da Alfredo Bufren, a mudança vai beneficiar mais de 41 mil pessoas que, diariamente, utilizam uma das 13 linhas de ônibus que circulam pela região: Circular Centro, Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Augusto Stresser, Jd Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Detran/Vicente Machado, Capão da Imbuia/Parque Barigui, Higienópolis, Hugo Lange, Sagrado Coração, Pinhais/Campo Comprido e Bairro Alto/Santa Felicidade.

A partir de 11 de abril, o motorista que insistir em trafegar pela faixa exclusiva para ônibus na Alfredo Bufren poderá ser autuado por agentes de trânsito e guardas municipais, como já acontece nas demais faixas da cidade.