Daniel Castellano/SMCS/Arquivo

A Rua da Cidadania Boqueirão, a primeira inaugurada na cidade, completa 25 anos no próximo domingo (29/3), data que marca também os 327 anos de Curitiba.

Fundada em 1995, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, o equipamento que representou um avanço expressivo na qualidade de vida da população da região, com a descentralização dos serviços públicos, volta inovar. Vai abrigar o terceiro Worktiba, coworking público do município que oferecerá de graça espaços compartilhados de trabalho para 40 startups, profissionais de economia criativa e movimentos de impacto social.

“Ao chegar ao jubileu, esse espaço volta a promover inovação e transformar para melhor a vida das pessoas”, diz o prefeito.

Boa parte dos futuros cowokers será de bairros próximos à Rua da Cidadania do Carmo. No espaço haverá estações ergonômicas de trabalho, computadores, internet de fibra ótica, espaço para palestras, projetores, mesas de reunião e apoio técnico para o desenvolvimento do projeto e negócios.

Serviços para a população
A Rua da Cidadania do Boqueirão reúne diversos serviços públicos para a população com equipes das secretarias municipais da Educação, do Esporte, Lazer e Juventude, da Segurança Alimentar e Nutricional, do Urbanismo, da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Fundação de Ação Social (FAS), Guarda Municipal, Conselho Tutelar, protocolo – Carteira de Trabalho e do Instituto de Identificação.

Além dos serviços básicos da Prefeitura, oferece cursos de qualificação profissional, culturais, uma variedade de atividades esportivas. Atualmente, a Rua da Cidadania Boqueirão é responsável por 41 mil atendimentos por mês aos moradores dos bairros Boqueirão, Alto Boqueirão, Xaxim e Hauer.

Localizada ao lado do terminal de ônibus do Carmo, vizinha do Santuário Nossa Senhora do Carmo, a grande galeria coberta é a sede da administração Regional Boqueirão, responsável por coordenar o planejamento local de acordo com o da cidade, valorizando as prioridades dos moradores dos quatro bairros de abrangência e que reúnem 197.346 habitantes.

Cancelado
Como medida para conter a transmissão do novo coronavírus a Rua da Cidadania precisou fazer a adequação de horários e serviços. A administração regional está trabalhando, das 8h às 17h, auxiliando e orientando à população. Os núcleos das secretarias municipais da Finanças, Urbanismo, Meio Ambiente estão fechados, com atendimentos on-line para o cidadão. Educação, Fundação Cultural, Fundação de Ação Social têm servidores para orientar e informar à população.

A Urbs atende das 11h às 17h, preferencialmente com agendamento prévio pelo site da Urbs. Espaço Empreendedor, Copel, Sanepar, Setran estão com atendimentos on-line. Já os festejos que haviam sido programados pela Prefeitura para comemorar os 25 anos da Rua da Cidadania foram adiados.